Como é feita a gestão de pessoas em pequenas e grandes empresas

A gestão de pessoas é fundamental para o sucesso das organizações. Em empresas pequenas ou grandes, esse processo é importante para definir quem são as pessoas que trabalham em prol da organização e qual a função delas.



Muito além disso, o gestor de pessoas cuida de tudo que é relacionado ao capital intelectual das empresas, ou seja, os colaboradores. De acordo com a professora do MBA Pecege em Gestão de Pessoas, Talita Cordeiro, o sucesso das organizações a médio e longo prazo está ligado a isso.



A professora disse ainda que os processos são diferentes na gestão de pessoas em pequenas e grandes empresas, mas estão presentes em organizações de todos os portes. “A gestão de pessoas é aplicável em qualquer lugar onde há pessoas”, afirma.



Pequenas empresas


De acordo com Talita, nas pequenas empresas, geralmente a gestão de pessoas é feita de uma forma mais intuitiva e menos estruturada, porém ainda assim ela existe. “Quem acaba fazendo a gestão de pessoas é o dono. Ele faz essa gestão e dedica, inclusive, bastante tempo para isso”, diz.



A professora explicou que nesse caso, a gestão é feita com base na forma que o dono da empresa enxerga as pessoas. Em empresas familiares, por exemplo, os funcionários geralmente são membros da família. “São pessoas de confiança do dono e tem o modelo de pensar parecido”, explica.



Mesmo assim, em pouco tempo o dono vê a necessidade de ter as pessoas certas trabalhando nas funções certas. “Ele percebe que não basta ser a pessoa de confiança, mas tem que ser a pessoa mais competente para desempenhar esse papel”, completa.



Esse é um dilema de crescimento da pequena empresa, segundo Talita. No entanto, depois que a empresa se desenvolve e cresce, o dono acaba utilizando processos mais estruturados para contratação de funcionários, treinamento e orientação.



Grandes empresas


Já em grandes organizações, a gestão de pessoas em geral é feita de forma mais estruturada, muitas vezes com um departamento inteiro dedicado a esse trabalho. Isso ocorre principalmente nas empresas multinacionais.



Nesse caso, não é o dono, mas um profissional com a formação voltada para a área que acaba desenvolvendo os processos de gestão de pessoas no recrutamento, seleção, contratação, treinamento, gerenciamento e tudo que envolve essa área.



Em organizações grandes ou pequenas, é importante que a gestão de pessoas seja aplicada para garantir que as pessoas certas vão estar desempenhando as funções correspondentes. Os resultados e ao sucesso da empresa fazem parte desse processo.



Para isso, é importante que o próprio dono – no caso de pequenas empresas – tenha alguma formação na área para evitar arrependimentos no futuro.



Como você aplica a gestão de pessoas em sua organização? Veja dicas de como fazer a gestão de pessoas na sua empresa.