Blog

Entenda a diferença entre Gestão de pessoas, RH e Departamento pessoal
Apesar de parecerem sinônimos, gestão de pessoas, Recursos Humanos e Departamento Pessoal são áreas com atividades específicas e subdivididas, principalmente dentro de grandes empresas. De acordo com a professora Talita Cordeiro do MBA Pecege em Gestão de Pessoas, essas áreas definem operação de projetos, envolvimento entre as pessoas, responsabilidades, além da parte processual relacionada aos cumprimentos dos direitos trabalhistas.

Gestão de Pessoas
Essa atividade não está ligada apenas aos recursos humanos. Todo líder ou colaborador de uma empresa deve saber gerir ou lidar com pessoas. Os líderes são encarregados de inspirar a equipe, além de implementar tudo o que o RH oferece. “Os gestores devem aplicar ferramentas e promover engajamento entre o grupo”, fala.
Já o colaborador deve praticar o autogerenciamento. Para isso, ele pode desempenhar melhor suas tarefas, avaliar sua postura no a dia a dia e passar e receber feedbacks. “Pensar na instituição de forma ampla ajuda a entender o que representa a gestão de pessoas”, comenta. Objetivo, metas e estratégias que são viabilizadas pelo RH são aplicadas através da gestão de pessoas, que envolve todos os funcionários da organização.

Recursos Humanos
O setor de RH é geralmente mais popular entre as empresas. Apesar de ser uma área regulamentada, os recursos humanos é uma subdivisão da gestão de pessoas. Talita explica que o RH é responsável pela pesquisa salarial, treinamento e recrutamento de pessoas. O profissional de RH também estuda e indica ferramentas e estratégias para melhorar as interações. “Os profissionais de recursos humanos nem sempre explicam suas funções e sua contribuição para agregar valor à empresa”, diz.

Departamento pessoal
O DP é responsável pelas operações de RH, por isso é considerado um subprocesso da área de recursos humanos. Ou seja, é o departamento pessoal que atua na parte processual da empresa. “O DP faz a folha de pagamento, admissão, demissão, férias, pagamentos e muitas vezes trabalha diretamente com as áreas de finanças e administração”, explica a docente.
A professora lembra que é muito importante que a equipe de departamento pessoal seja ágil no atendimento e ofereça uma experiência positiva ao colaborador. A área também garante que as leis trabalhistas sejam cumpridas na organização.

Gostou do assunto? O MBA Pecege em Gestão de Pessoas está com inscrições abertas e as aulas começam em 21 de setembro. Inscreva-se aqui

Quer saber mais? Entenda o MBA Pecege em Gestão de Pessoas.