Pós-graduação

em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com ênfase no Equilíbrio Emocional

Processo Seletivo: 07/06 até 30/09 de 2021

*Antes de preencher o formulário de inscrição, leia atentamente o Edital do Processo Seletivo e certifique-se de ter acessíveis todos os documentos necessários.

Para saber mais sobre o processo seletivo de bolsas, acesse aqui.

O Curso

É realizado em parceria entre a Faculdade PECEGE e o Instituto Paz & Mente.

Pós-Graduação Lato sensu que oferece educação com significado.

O Curso de Pós-Graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com ênfase no Equilíbrio Emocional possibilita as transformações intra e interpessoais aos alunos(as).

Expanda sua consciência sobre a complexidade da experiência humana e suas nuances, desenvolva habilidades para lidar com conflitos de forma não-violenta e atue como um agente da paz.

Metodologias e ferramentas transformativas intrapessoais e interpessoais estão presentes neste curso e guiam o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para refinar a atenção, apreciação, sensibilidade e conexão a partir dos Estudos de Paz e Conflitos e Equilíbrio Emocional com base na pedagogia contemplativa.

Certificado pela Faculdade Pecege

Jornada do curso

1023 horas de atividades ao total
12 meses de programa teórico e prático

Dois encontros imersivos de 15 dias cada (total carga horária 450/horas)*

TCC com orientação e trabalho aplicado (total carga horária 300/horas)*

Conteúdo de estudo dirigido com acompanhamento de facilitador
(total carga horária 273/horas)*

*A imersão física e as disciplinas presenciais poderão ocorrer de forma remota, conforme prevê o Parecer nº 19 do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC) em 10/12/2020, que autoriza as atividades remotas no ensino básico e superior até 31 de dezembro de 2021 em todo o país e, atribui autonomia aos Sistemas de Ensino para reorganizar os calendários curriculares ao longo de 2021, realizando as adaptações para aulas online.

Como funciona

Todas as aulas ministradas em língua inglesa contam com tradução simultânea ou consecutiva.

Os facilitadores nacionais e internacionais podem variar a cada semestre. É facultado ao Instituto Paz & Mente selecionar os facilitadores mais apropriados para cobrir as disciplinas elencadas.

O cronograma detalhado das aulas, horários e facilitador(a) serão informados aos agentes inscritos em até 15 dias antes do início do semestre.

Perguntas Frequentes

Como posso me inscrever no curso?

Para participar do processo seletivo, é necessário acessar este link, até 30/09/2021, preencher todos os dados pessoais e inserir os seguintes documentos por meio de formulário eletrônico:

 

  1. Documento Oficial de Identidade (RG);

  2. CPF (se não constar no documento de identidade original);

  3. Passaporte (para interessados estrangeiros);

  4. Certidão de Nascimento ou Casamento (conforme o estado civil);

  5. Diploma de Graduação. Em caso de curso realizado no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (Embaixadas/Consulados) no país de origem do diploma ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada;

  6. Currículo Lattes e/ou Currículo Vitae;

  7. Carta de intenção, explicando as razões pelas quais se deseja realizar o curso e outros aspectos que considere relevante (máximo de duas páginas);

  8. Carta de recomendação (facultativo). Caso queira, também é possível anexar cartas assinadas por pessoas que se relacionam com você, preferencialmente em contexto acadêmico ou profissional, com as respectivas informações de contato;

  9. Formulário de inclusão de Nome Social;

  10. Laudo Médico (para interessados com deficiência).
Preciso de formação em um curso superior para me inscrever?

Sim, para ingresso no Curso de Pós-Graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com ênfase no Equilíbrio Emocional é necessário ter concluído a graduação (bacharelado, licenciatura, sequencial de formação específica ou graduação tecnóloga) até a data de início do curso e que, sobretudo, apresente o diploma de curso superior.

Qual a duração e carga horária do curso?

O curso está estruturado em 1023 (um mil e vinte e três) horas, sendo 570 (quinhentos e setenta) horas de conteúdo curricular (disciplinas presenciais e estudos dirigidos) e 453 (quatrocentos e cinquenta e três) horas distribuídas em atividades de mentoria sobre o desenvolvimento do Trabalho Aplicado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Práticas Contemplativas e Seminário Integrativo.

 

A duração é de 12 (doze) meses divididos em semestres letivos e, dentro deste prazo, está inclusa a elaboração do TCC e sua aplicação prática.

As aulas são on-line ou presenciais?

Visto que a interação e o ambiente também são parte da experiência imersiva do curso, as aulas são 100% presenciais (na região de Florianópolis ou Ibiraquera/SC). No entanto, para cuidar da segurança e saúde de todos os envolvidos neste momento de pandemia, esclarecemos que o período imersivo, que deve ocorrer em outubro de 2021, poderá ser virtual, conforme prevê o parecer do Conselho Nacional de Educação – abaixo detalhado.

 

Informações e atualizações sobre as medidas de segurança serão enviadas aos interessados via e-mail, oportunamente assim que as recebermos.

 

*A imersão física poderá ocorrer de forma remota conforme prevê o Parecer nº 19 do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado pelo Ministério da Educação (MEC) em 10/12/2020, que autoriza as atividades remotas no ensino básico e superior até 31 de dezembro de 2021 em todo o país e atribui autonomia aos Sistemas de Ensino para reorganizar os calendários curriculares ao longo de 2021, realizando as adaptações para aulas online.

O certificado será expedido pela Faculdade PECEGE?

Sim. Será certificado pela Faculdade PECEGE, que está credenciada para ofertar cursos na modalidade presencial, de acordo com a Portaria MEC nº 1.541, de 14 de dezembro de 2017, DOU nº 240, Seção I, pág. 28, de 15/12/2017. O Agente de Paz que obtiver aprovação em todos os módulos/disciplinas, totalizando 1023 horas, assim como no Trabalho de Conclusão de Curso, receberá certificado de Pós-Graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com ênfase em Equilíbrio Emocional. 

O que irei estudar neste curso?

Por tratar de conteúdos transdisciplinares, que se complementam mutuamente, serão abordados temas relacionados à transformação elicitiva de conflitos (teoria e prática), treinamento contemplativo e disciplinas relacionadas à arte do cuidado.

O curso oferece bolsas de estudo?

Sim, poderão ser concedidas até 5 (cinco) bolsas de estudo parcial ou integral (de 30% a 100% do valor) acima de 30 (trinta) matriculadas(os) por turma.

O que é um Agente de Paz?

Agente de Paz é uma pessoa que está em constante treinamento e desenvolvimento das habilidades socioemocionais para lidar com conflitos de forma não-violenta.

Quem pode se tornar Agente de Paz?

O Curso de Pós-Graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com Ênfase em Equilíbrio Emocional engloba diferentes áreas de conhecimento, particularmente as ciências humanas e sociais com foco interdisciplinar envolvendo diferentes áreas, dentre elas: Saúde, Psicologia, Educação, Direito, Sociologia, Relações Internacionais, Pedagogia, Comunicação Social, Assistência Social, Teologia, Tradições Contemplativas, Antropologia, História e Ciência Política.

 

Com foco na formação de Agentes de Paz e em razão de os Estudos de Paz e Conflitos (EPC) serem transdisciplinares, os diferentes conteúdos trazem benefícios em diversos âmbitos e podem ser utilizados em todas as áreas de atuação. Nesse sentido podemos indicar como público do Curso:

  1. O Público em Geral: Pessoas que experienciam conflitos em suas vidas, ou seja, qualquer de nós, e que desejam desenvolver habilidades e ferramentas socioemocionais para lidar e transformá-los de forma não-violenta em âmbito profissional e pessoal;
  2. Profissionais das diversas áreas de atuação: Empreendedorismo, Direito, Educação, Psicologia, Diplomacia, Arte, Saúde, Ciência Política, dentre outras que buscam desenvolver ou aprofundar suas habilidades e ferramentas socioemocionais para transformar conflitos; e
  3. Trabalhadores de Conflito: Pessoas que já trabalham com conflitos, incluindo, mas não se restringindo aos operadores do Direito, Mediadores e Conciliadores que desejam desenvolver e refinar suas habilidades e ferramentas socioemocionais para lidar com conflitos e transformá-los de forma não-violenta.

 

Por que os Estudos de Paz e Conflito (EPC) são importantes para o profissional de hoje?

Em todas as sociedades os conflitos estão cada vez mais sendo escalonados por conta da inabilidade socioemocional de se lidar com eles. O campo dos EPC é fundamentalmente acadêmico transdisciplinar e se baseia em áreas como ciência política, história, antropologia, filosofia, teologia e psicologia, alinhadas a tradições contemplativas, abordagens teóricas e lições aprendidas com a prática.

Como atua um Agente de Paz?

O treinamento que oferecemos prepara os Agentes de Paz de forma teórica e vivencial, com fundamentação que possibilita lidar com o conflito de modo amplo e efetivo. Como os Estudos de Paz e Transformação de Conflitos permeiam a transdisciplinaridade, podem ser aplicados a todas as áreas do saber e tem sido comum a adesão ao curso de profissionais de várias áreas, além das pessoas que já atuam profissionalmente com o trabalho de conflito – como no sistema de justiça nos seus variados campos da mediação judicial, justiça restaurativa, assistência social, promotoria e defensoria públicas.

 

Os conteúdos abordados são altamente aplicáveis para profissionais de campos diversos, como direito, educação, psicologia, diplomacia, arte, música, saúde, política, mediação e empreendedorismo social. Para além da utilização instrumental para o desenvolvimento de profissões, consideramos importante ressaltar que os conflitos estão presentes, de forma intrínseca, em nossas vidas e relações.

Fale com a Coordenação Acadêmica

coordenacao@pazemente.com.br

WhatsApp - (48) 98855-1219

Processo Seletivo de Bolsas

Para preencher o formulário de inscrição com bolsa, é necessário que se enquadre em uma das 4 modalidades, conforme Edital do Programa de Bolsas.

09 de Dezembro
19hs
Venture Building e as Startups e lançamento do "PECEGE Go Academy"
Palestrante - Joaquim Henrique da Cunha Filho
10 de Dezembro
19hs
Empreendedorismo como opção de carreira
Palestrante - Anderson Santos
11 de Dezembro
19hs
7 competências para acessar mercado
Palestrante - Eduardo Soriano