Planejamento é essencial para otimizar o aprendizado e construir o conhecimento, e talvez isso não seja nenhuma novidade para você. Mas assim como qualquer lição, repetir uma informação ajuda a fixá-la melhor, não é mesmo?
Diante de tantas distrações disponíveis no dia a dia, além de uma quantidade enorme de fontes de conhecimento, tem vezes que fica difícil escolher a melhor e o momento de absorver essa informação. Saber administrar o próprio tempo é uma importante ferramenta, nesse caso.
Junto a isso, dispor de técnicas de organização vai otimizar qualquer rotina. Confira algumas dicas que separamos para você.
Qualidade do descanso
Vamos começar pela sua pausa e não pela mão na massa. Isso porque uma boa rotina de trabalho e estudos envolve também a qualidade do seu descanso, seja para dormir ou para o lazer.
Portanto, não diminua o tempo de folga para aumentar o produtivo. Ter o sono em dia e praticar atividades prazerosas melhora a concentração em tarefas mais densas, além de evitar a exaustão mental.
Ao fim do dia, se convença a desligar telas e deixar para responder mensagens não urgentes no dia seguinte. Permitir momentos offline impacta diretamente na qualidade do sono e do descanso.
Prioridades
A organização depende de prioridades, por isso vale a pena lançar mão de estratégias que ajudam a “render” seu dia a partir da eleição de tarefas por níveis de importância.
Ao planejar quantas horas serão dedicadas para cada afazer, basta separar mais tempo para o que exige maior atenção e encaixar as baixas prioridades no tempo restante.
É possível usar também a análise SWOT para identificar facilidades e dificuldades do aprendizado, fazer um cronograma de estudos em um esquema de quadros do Trello e usar a Técnica Pomodoro para otimizar o tempo.
Distrações
Organização de tempo requer, além das prioridades, poucas distrações ao longo do dia. Automaticamente acabamos desviando nossa atenção para qualquer assunto que não seja o nosso objetivo do dia. Isso tem muita relação com hábitos – e hábitos podem ser substituídos com outros.
Então, no lugar de perder minutos (ou horas) do seu planejamento vendo a atualização de uma rede social, estime o tempo necessário para terminar um projeto (aula, tarefa, estudo, por exemplo) e procure permanecer esse tempo sem ceder a distrações.
Quando finalmente acabar o que você tinha se proposto, tome como recompensa um pequeno período de distração, mas não deixe de retornar para o seu plano. Se o problema é com a internet, utilize bloqueadores momentâneos de páginas, até que você conclua suas tarefas.
Metas possíveis
Não adianta muita organização e um bom planejamento se eles fazem parte de ambições ilusórias. A famosa expressão de colocar a carroça na frente dos bois faz todo o sentido aqui, porque muitas vezes queremos resolver coisas demais quando não podemos.
Trabalhe sempre com metas possíveis, ainda que pequenas, e marque datas para começar e terminar cada uma delas. Dessa forma você acompanha seu próprio prazo e pode se sentir realizado a cada conquista.
Conciliação
Além de não deixar de lado o lazer, que promove uma mente mais saudável, você pode conciliar o seu aprendizado a situações do dia a dia, incluindo a resolução de problemas a partir do conhecimento técnico.
Não é preciso que um momento especial aconteça para que você faça isso, basta imaginar uma ocasião em que você pode usar seu aprendizado e simular meios para aplicá-lo. Essa também é uma maneira de antecipar problemas antes mesmo deles serem realidade e de trabalhar a criatividade.
Que tal aplicar essas dicas agora mesmo para otimizar o seu aprendizado?