Você sabe o que é gestão de processos? Usada como estratégia interna nas empresas, é um resultado das inovações tecnológicas dos últimos tempos. Resumidamente, ela auxilia a comunicação entre os setores, tratando-os como “clientes” e “fornecedores” uns dos outros.

A gestão de processos favorece o crescimento, porque todos se relacionam em prol do objetivo comum da empresa. É uma integração que diminui os níveis hierárquicos, trazendo uma boa relação entre os departamentos, melhorando a comunicação e a gestão como um todo.

Quer saber mais sobre a importância disso? Leia também Como a gestão por processos pode ajudar sua empresa (https://faculdade.pecege.com/como-a-gestao-por-processos-pode-ajudar-sua-empresa-a-crescer/)

Para colocar a gestão de processos em prática, principalmente em médias e grandes empresas, pode ser preciso utilizar ferramentas externas. Pensando nisso, o professor do curso em Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Pecege, Alexandre Rodrigues, separou uma lista com sete softwares utilizados para esse propósito. Confira!

BPA – Business Process Analysys

O primeiro é um software para padronização de processos que dispõe de símbolos e diagramação para detalhar informações, além de recursos para testes de processos.

Dentre as aplicações, estão a análise, modelagem e arquitetura de processos, simulação, suporte para Seis Sigma, custeio ABC e benchmarking.

EA – Entreprise Architecture

Essa ferramenta é utilizada para modelagem do negócio como um todo, incluindo processos, softwares e hardware. Apesar de ser muito útil, pode haver certa dificuldade de interação com outras ferramentas BPM.

Além das aplicações que o BPA já possui, o EA permite ainda o gerenciamento de dados, projetos e administração de sistemas de informação.

BRMS – Business Rules Management Systems

O terceiro software para gestão de processos é, basicamente, um motor de regras de negócios. Isso quer dizer que ele define como será executada cada tarefa, atividade, processo ou mesmo tomada de decisão.

Ele permite a realização de simulações, projeto, armazenamento e execução de regras de negócios.

BPMS – Business Process Management Suite

Essa plataforma é interessante porque integra a gestão de processos com a tecnologia da informação. A partir de um modelo de negócios o BPMS permite a definição de requisitos, fluxo de atividades e regras para a execução e medição de processos.

Com esse software, é possível analisar, modelar e arquitetar processos, simular, gerenciar dados, projetar, armazenar e executar regras de negócio. Permite, ainda, execução e medição de processos e interface e geração de aplicação.

iBPMS – intelligent Business Activity Management Suite

Mais avançada do que o BPMS tradicional, incorpora recursos de BI (business intelligence/inteligência de mercado) e permite análises em tempo real. Além disso, aplicação de modelos preditivos para apoio à decisão automatizada.

É possível empregar recursos de inteligência, como processing mining e IBO (Intelligent Business Operations) e, ainda, integrar com mídias sociais e Big Data.

BAM – Business Activity Monitoring

O foco desta ferramenta está no monitoramento, seja da execução ou do desempenho dos processos. Permite que as informações possam ser visualizadas em painéis, em tempo real, além do envio de alertas automáticos sobre não-conformidades.

Com o BAM é possível analisar e medir processos, interface e geração de aplicação.

SOA/EAI – Service Oriented

Trata-se de um conjunto de princípios para o projeto, da infraestrutura para desenvolvimento de aplicações e integração de sistemas de informação. Funciona em colaboração com o EAI, um recurso para adaptação de linguagens de programação dos sistemas envolvidos.

ER – Enterprise Repository

Esse software corresponde a um armazém de informações sobre o funcionamento da organização. Apesar disso, ele não armazena todos os dados relacionados ao BPMS.

Ele permite a modelagem e arquitetura de processos e, claro, o gerenciamento de dados.

Se interessou? O curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Pecege está com inscrições abertas! Clique aqui e saiba mais!

Mais recentes

Imagem blog

A importância dos estágios e oportunidades de colocação na faculdade

Quando os estudantes ingressam no ensino superior, uma das primeiras coisas que geralmente vêm à mente é a carreira que ir...
Imagem blog

Digitalização: possibilidades profissionais do mundo conectado

A digitalização mudou os paradigmas do trabalho na sociedade contemporânea, ampliando as possibilidades p...
Imagem blog

O mundo digital e a importância de uma formação sólida

Vivemos na era da informação, onde a tecnologia avança a passos largos e transforma o modo como nos comunicamos, trabalham...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3366

Segunda a sexta-feira, das 8h às 23h

infosfaculdade@pecege.com