Contar uma boa história é uma estratégia de marketing que gera identificação e engajamento do público interlocutor, e isso já não é uma novidade. Mas fazer storytelling da forma correta, permanece sendo um desafio.

O termo é a junção de duas palavras em inglês, “story” que significa história, e “telling” que significa contação, em tradução livre. Atualmente ele designa uma ferramenta que envolve técnicas inspiradas no trabalho de escritores e roteiristas para transmitir mensagens de forma singular, isto é, artística e intencional. Utilizando essas técnicas, é possível criar enredos elaborados com narrativas cativantes, além de combiná-los a recursos audiovisuais modernos para produzir conteúdo relevante e envolvente, que fascine e conquiste a audiência.

“Não há nada no mundo mais poderoso do que uma boa história. Nada pode pará-la e nenhum inimigo pode derrotá-la.”. Essa frase foi dita pelo personagem Tyrion Lannister, no 6º episódio da 7ª temporada da mundialmente aclamada série Game of Thrones. E ela traduz em poucas palavras o alcance e a capacidade das boas histórias, de inspirar pessoas e movimentar o mundo.

Leia mais: 3 dicas de Marketing Digital para aplicar no seu negócio

A importância do storytelling: histórias motivam

Há muito tempo, em algum ponto da evolução humana, as histórias passaram a dar sentido a tudo o que fazemos. Nossas motivações e anseios têm origem em histórias. Realizamos constantemente e, por vezes, automaticamente, esse exercício de contextualização interior e exterior, a fim de compreendermos nosso lugar e propósito no universo.

Sabendo disso, não podemos ignorar o potencial e a importância dessa estratégia em nosso dia a dia e, especialmente, nos negócios. Pensando em aproximar alunos e comunidade ao tema, a Faculdade Pecege promoveu, em sua 6ª edição da Semana do Empreendedorismo , uma palestra fundamental com a jornalista, escritora, comunicadora e ‘storyteller’, Sabrina Scarpare.

A palestrante conta com uma vasta experiência jornalística em veículos de comunicação, e especializações nacionais e internacionais em Gestão digital e Mídias Sociais. Ela oferece consultoria para empreendedores que desejam alavancar seus negócios digitais aplicando a técnica de storytelling para que construam as narrativas de suas marcas com clareza, ajudando-os a definir seus objetivos e posicionamentos para conquistar seu público e espaço no mercado online.

De acordo com a especialista, o storytelling é imprescindível para estruturar e estabelecer uma boa comunicação com o público para vender ideias.Confira as considerações de Sabrina sobre o conceito:

  • O que é storytelling, de acordo com ela: é a habilidade de transmitir uma mensagem usando estratégias de comunicação para criar conexões com a audiência de maneira encantadora.
  • Como uma boa narrativa pode impactar pessoas: boas histórias tocam, despertam sentimentos, conectam e ficam na memória das pessoas que as ouvem. Ela conclui que essa conexão inspira, nos leva a compartilhar conhecimentos e unir esforços para aprender e realizar, gerando grandes transformações. “Eu acredito e costumo dizer que todo mundo tem uma boa história”, diz.

Dicas de como fazer um bom storytelling 

Sabrina conta que concebeu a ideia da tríade: pensar, falar e agir, como uma guia para produzir um bom storytelling.

“Inicialmente é preciso pensar no que você deseja comunicar ao seu público e listar suas ideias para isso, passando então para a etapa de dar voz a essas ideias, repetindo-as até encontrar um tom ideal e, finalmente, agir, dando continuidade e consistência a essas histórias para envolver a audiência e gerar conexão entre elas e o seu público”, pontua a jornalista.

De acordo com Sabrina, para que uma narrativa seja compreendida com clareza, ela precisa ter começo, meio e fim: “essa ordem pode até ser invertida, mas precisa ser bem elaborada e estruturada para que seja compreensível, portanto, é imprescindível organizar as ideias e saber por onde começar e qual objetivo deseja atingir”, indica. Para desenvolver melhor esse método, ela dá três dicas:

  • Converse com as pessoas: na internet, as pessoas estão em busca de uma conversa, pois esse é novo jeito de se conectar.
  • Busque despertar sentimentos: toda mensagem que desperta interesse, desperta um sentimento.
  • Seja autêntico: veja-se como um porta-voz da sua audiência. Cabe a você expressar os sentimentos dela em palavras.

Se você gostou desse conteúdo sobre como fazer storytelling, acompanhe nosso blog para ter acesso ao universo de conhecimento da Faculdade Pecege.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Mais recentes

Imagem blog

Conflito de Gerações e o Futuro do Trabalho

Por Rob...
Imagem blog

Graduação em Negócios Digitais pretende revolucionar o ensino superior em Piracicaba

Por Daniel Y. S...
Imagem blog

A importância dos estágios e oportunidades de colocação na faculdade

Quando os estudantes ingressam no ensino superior, uma das primeiras coisas que geralmente vêm à mente é a carreira que ir...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3366

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

infosfaculdade@pecege.com