Trabalhar no mercado financeiro requer uma combinação de fatores que indiquem aptidão, entre eles conhecimento, habilidades e experiências relevantes. A boa notícia é que todos podem ser desenvolvidos por meio da educação. Uma formação sólida proporciona a aquisição de habilidades técnicas e experiências para compreensão aprofundada do mercado e suas possibilidades, além de viabilizar a construção de uma rede de contatos ligados ao setor que podem orientar e oferecer auxílio nessa jornada profissional.

Explorar possibilidades e identificar oportunidades no mercado financeiro podem ser tarefas complexas e em cenários financeiros desafiadores, a necessidade de planejamento é ainda maior. No entanto, apesar da incerteza do ambiente econômico global que tem influenciado a volatilidade dos mercados, a perspectiva de crescimento se mantém. Um levantamento realizado pela B3 analisou o comportamento dos investidores em outubro, um mês agitado pelas eleições, concluindo que houve aumento nas negociações e no valor de todas as modalidades de investimento na bolsa, mesmo em um período de turbulência.

Soma-se a isso a democratização dos investimentos, que têm se tornado cada vez mais acessíveis em função do Open Banking e do aumento e diversificação da oferta de produtos financeiros, conhecido por Financial Deepening. A maior divulgação de conteúdo sobre educação financeira e a abertura de Fintechs também contribuem para a composição de um panorama promissor. Essas empresas oferecem soluções financeiras ágeis pois utilizam tecnologia para fornecer produtos e serviços inovadores de forma conveniente e acessível, baseados em plataformas digitais.

Leia mais: Digitalização de empresas: o presente e o futuro da economia de mercado

Fintechs: tendências no mercado financeiro

De acordo com dados do BCG (Boston Consulting Group), estima-se que o setor Fintech, que detém atualmente 2% da receita global de serviços financeiros, atinja US$ 1,5 trilhão em receita anual até 2030, constituindo quase 25% de todas as avaliações bancárias em todo o mundo. O levantamento Fintech Report 2023 disponibilizado pela plataforma Distrito, que mapeia a performance de startups por meio de um sistema de inteligência de dados, reforça essa prerrogativa demonstrando que as Fintechs estão entre as principais tendências da indústria financeira.

“Essa transformação do nosso universo financeiro nos últimos anos abriu as portas para uma série de novas estruturas regulatórias governamentais, soluções tecnológicas e modelos de negócio. Estamos falando de inovações como o open banking e o open finance, do Pix, do real digital e das NFTs. Desde o início da pandemia, esses projetos foram apontados como potencialmente revolucionários para a economia mundial e a brasileira, criando grandes expectativas entre empreendedores e capitalistas de risco.”

A inovação por meio da tecnologia é um processo natural em qualquer setor, no entanto, atualmente ela tem se tornado uma necessidade para todos. Com o surgimento de novos recursos financeiros que incidem diretamente sobre a gestão de milhares de negócios, também é possível prever muitas novas oportunidades no setor, como a demanda crescente de profissionais, que é um dos efeitos dessa mudança.

Leia mais: Conheça os benefícios de estudar na Faculdade Pecege

Profissões no setor

Selecionamos algumas profissões que serão cruciais para o mercado financeiro neste novo cenário. Confira como os possíveis ramos de atuação para os profissionais desse setor:

  • Bankers: profissional do setor bancário que realiza análises de investimentos, gestão de contas, executa transações e identifica oportunidades de negócios.
  • Assessor de Investimentos: um profissional valioso para impulsionar a democratização e acessibilidade de cada vez mais pessoas às oportunidades de investimentos, realizando análises de mercado, alocação de ativos e auxiliando a tomada de decisões estratégicas para maximizar retornos financeiros.
  • Analista Financeiro: responsável por analisar dados financeiros, fazer projeções, avaliar riscos e recomendações de investimento.
  • Consultor financeiro: oferece orientação financeira personalizada, ajudando clientes a alcançarem objetivos por meio de planejamento e investimentos, como aposentadoria, gerenciamento de dívidas, entre outros.
  • Especialista em Compliance e Regulamentação: profissionais responsáveis por garantir a conformidade das instituições financeiras com as leis e normas aplicáveis.
  • Especialista em Tecnologia Financeira: profissionais capazes de desenvolver soluções com aplicação de tecnologia ao setor financeiro, como pagamentos digitais, negociação e gestão de ativos digitais (criptoativos), tecnologia blockchain, técnicas de Inteligência Artificial, machine learning e análise de dados para melhorar a eficiência e precisão das operações financeiras, como detecção de fraudes e modelagem estatística.
  • Especialista em Finanças Corporativas: lidam com as finanças internas de uma empresa, avaliando investimentos, negociações, planejamento e estruturação de transações, incluindo fusões e aquisições.
  • Especialista em finanças internacionais: trabalham com análise de finanças globais, como gestão de risco cambial, negociação de moedas estrangeiras e investimentos offshore.

A “fintechização” é um movimento que vem causando impactos no setor financeiro e, ao que tudo indica, esse movimento tende a se acentuar, especialmente em mercados emergentes, a expectativa é de que continuem a surgir modelos disruptivos de produtos e serviços à medida em que a inclusão financeira se expandir. Os stakeholders especulam se essa é apenas uma tendência passageira do ecossistema financeiro, enquanto alguns especialistas acreditam que ela é uma força fundamental que continuará esculpindo a paisagem do mercado nas próximas décadas. Prepare-se para essa transformação com o Certificate em Mercado Financeiro e Investimentos, parceria entre B3 Educação e Pecege, e trilhe a sua jornada profissional com segurança.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Mais recentes

Imagem blog

A importância dos estágios e oportunidades de colocação na faculdade

Quando os estudantes ingressam no ensino superior, uma das primeiras coisas que geralmente vêm à mente é a carreira que ir...
Imagem blog

Digitalização: possibilidades profissionais do mundo conectado

A digitalização mudou os paradigmas do trabalho na sociedade contemporânea, ampliando as possibilidades p...
Imagem blog

O mundo digital e a importância de uma formação sólida

Vivemos na era da informação, onde a tecnologia avança a passos largos e transforma o modo como nos comunicamos, trabalham...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3366

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

infosfaculdade@pecege.com