Da mesma forma que a inteligência artificial possibilita o oferecimento de conteúdos selecionados de acordo com o padrão de interesses e buscas do usuário na internet, ela também pode ser utilizada com essa finalidade na área de finanças, proporcionando a oferta de produtos e serviços personalizados aos clientes das instituições de crédito.
Isso acontece por meio do Open Banking, também chamado de Open Finance. Um sistema de compartilhamento de dados financeiros de clientes entre diferentes instituições, que ocorre de forma regulamentada para garantir a segurança e a privacidade das informações dos clientes.
Leia mais:
Como manter as emoções estáveis no Mercado Financeiro
Benefícios desse sistema
A abertura de dados proposta por esse sistema permite que os clientes tenham maior controle sobre suas próprias informações, uma vez que podem escolher quando e com quais instituições compartilhá-las. De modo que ela proporciona liberdade aos clientes enquanto incentiva competitividade entre as instituições financeiras para que ofertem produtos e serviços cada vez melhores e mais vantajosos.
Antes do Open Banking, ao migrar para uma instituição diferente, o cliente perdia todo o seu histórico financeiro, porque as informações pertenciam à anterior, tornando a troca uma desvantagem que o obrigava a permanecer ‘refém’ de determinada organização.
A nova estrutura de compartilhamento de dados, entretanto, permite a portabilidade das informações financeiras de cada perfil para qualquer instituição, sem a necessidade de construir um relacionamento financeiro do zero. Isso facilita a aquisição de crédito bancário para financiamentos, por exemplo.
Leia mais:
As profissões do mercado na nova economia: fintechs
Relação entre Open Banking e IA
A grande contribuição da Inteligência Artificial para esse sistema está na associação de sua capacidade de processar grandes volumes de dados, identificar padrões, realizar análises preditivas e oferecer recomendações adequadas ao perfil de cada cliente.
Por meio dela, as instituições financeiras também podem criar serviços mais sofisticados e seguros, ofertando, por exemplo, análises de crédito e detecção de fraudes mais precisas. A integração entre Open Banking e Inteligência Artificial, portanto, e uma evolução natural que ocorreu a partir dos avanços tecnológicos mais recentes e que continuará avançando através do tempo.
A transformação do universo financeiro por meio de soluções ágeis como essa também abre as portas para uma série de novas estruturas regulatórias governamentais, inovações tecnológicas e modelos de negócio baseados em plataformas digitais.
A combinação do Open Banking com a Inteligência Artificial representa uma poderosa sinergia, capaz de revolucionar o setor financeiro. E, à medida em que essa parceria evolui, podemos vislumbrar um futuro com serviços ainda mais eficientes, que proporcionarão experiências aprimoradas aos usuários.
A Faculdade Pecege segue atenta a cada uma dessas mudanças, trazendo informações relevantes e desenvolvendo soluções aplicáveis para que você possa acompanhar os avanços e manter seus conhecimentos sempre atualizados!
Você também pode gostar desses conteúdos: