“O que você quer ser quando crescer?” – A clássica pergunta, geralmente dirigida às crianças, ganhou novas respostas a partir de tendências mais modernas do mercado de trabalho. Profissões menos tradicionais, mas com melhores chances de ascensão e desenvolvimento pessoal, entram no radar das novas gerações.

Médico, engenheiro e advogado já não são mais as profissões de destaque nas pesquisas entre os jovens. Pelo menos não sem especialização. Uma das justificativas para isso é a saturação do mercado, que incentiva a busca por trabalhos menos óbvios.

E se engana quem pensa que somente as profissões relacionadas à informática são as mais procuradas. Confira a lista de sete possibilidades em diversas áreas.

Bioinformacionista

A necessidade de compreender de forma mais moderna e precisa os problemas de saúde e seus tratamentos abriu espaço para novas profissões, como os bioinformacionistas, que unem biologia e informação.  A área, relacionada à saúde, acolhe os jovens interessados em atuar na prevenção de doenças genéticas e estudos relacionados à reprodução humana.

O bioinformacionista trabalha com medicina personalizada e conhecimentos específicos do paciente, que ajudam na produção de medicamentos exclusivos, baseados em mutações genéticas e sequenciamento de DNA.

Agricultor Urbano

Cultivar alimentos orgânicos em espaços urbanos, sem agrotóxicos ou transgênicos, parece uma tarefa muito improvável, mas os agricultores urbanos diminuem a distância entre a produção do alimento e o consumidor final. Eles fornecem produtos saudáveis, contribuem para a revitalização de espaços ociosos e fortalecem relações sociais.

Para isso, é necessário pensar e esquematizar novas formas de incluir essa produção dentro de contexto de cidades e metrópoles. Habilidades para lidar como análises de clima, big data e automação são consideradas diferenciais.

Business Partner Sênior

O setor de Recursos Humanos vem passando, nos últimos anos, por remodelações para melhor se adequar às demandas das empresas. Por isso, profissões que influenciam decisões estratégicas na gestão de pessoas estão se tornando essenciais.

A facilidade dos jovens em influenciar e proporcionar uma comunicação efetiva pode ser um importante aliado para garantir melhores práticas, aplicadas conforme as necessidades específicas de cada instituição.

Engenheiro de Inteligência Artificial

Entre as profissões que despertam o interesse dos jovens, a área de Inteligência Artificial está em alta por ter aplicação em vários nichos de mercado. O centro do segmento está em interligar dados, com base em cálculos que recriam decisões do cérebro humano.

Com isso, é possível coletar informações e identificar padrões para oferecer uma ferramenta que entende (quase) tudo sobre o usuário.

Consultor de Investimentos

A cultura de investimento financeiro ganha espaço diariamente nas conversas, especialmente entre um público que não é especialista em economia. Por isso, profissões que ajudam nesse processo entram no radar dos jovens.

O consultor gerencia carteiras de investimentos e tem perfil altamente comercial, com conhecimento de produtos financeiros para recomendar as melhores opções.

Advogado Digital

Os crimes cibernéticos estão cada vez mais comuns com a crescente expansão do universo online. Uso indevido de imagem, roubo de informações e cyberbullying são algumas das infrações digitais que estão cada dia mais comuns.

Assim, tanto a necessidade de profissões responsáveis pela aplicação da lei no sistema online cresceu, quanto a possibilidade de petições eletrônicas, intimações via aplicativo e mensagens instantâneas, além de outras ferramentas que auxiliam o trabalho jurídico na internet.

Designer de Máquinas Agrícolas

Com as pautas ambientais e sociais ganhando relevância, o mercado recebe de braços abertos profissões que alinham produtividade e modernidade à consciência ecológica.

Na criação de máquinas agrícolas, a tecnologia é fundamental para unir sustentabilidade e produção, minimizando riscos tanto para a empresa quanto para o meio ambiente.

Bônus: Processos Gerenciais

Abranger e compreender, horizontalmente, as iniciativas e departamentos do ambiente de trabalho é um dos desafios do profissional de Processos Gerenciais. Reconhecida pelo Conselho Federal de Administração, está entre as profissões que proporcionam formação multiespecialista.

A tendência para os próximos anos é o aumento da procura por um gestor ou consultor de Processos Gerenciais.  Isso porque toda organização é constituída de processos que, se não forem mapeados de forma satisfatória, podem gerar baixo desempenho e, consequentemente, perda de dinheiro.

Já conhece o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Pecege? Saiba mais.

Mais recentes

Imagem blog

A importância dos estágios e oportunidades de colocação na faculdade

Quando os estudantes ingressam no ensino superior, uma das primeiras coisas que geralmente vêm à mente é a carreira que ir...
Imagem blog

Digitalização: possibilidades profissionais do mundo conectado

A digitalização mudou os paradigmas do trabalho na sociedade contemporânea, ampliando as possibilidades p...
Imagem blog

O mundo digital e a importância de uma formação sólida

Vivemos na era da informação, onde a tecnologia avança a passos largos e transforma o modo como nos comunicamos, trabalham...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3366

Segunda a sexta-feira, das 8h às 23h

infosfaculdade@pecege.com