Novembro sucede o mês de outubro rosa com mais uma campanha de prevenção ao câncer. Novembro azul é uma iniciativa que reforça a necessidade e importância de se prevenir do câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens (o mais incidente é o câncer de pele não melanoma).
A recomendação de realização de exames é frequentemente veiculada durante a campanha de novembro azul, uma vez que o diagnóstico precoce diminui os riscos da doença. A Faculdade Pecege apoia esta iniciativa a favor da saúde e bem-estar, por isso traz uma série de informações sobre o câncer de próstata.
A seguir, você verá quais são os sintomas, diagnóstico, fatores de risco e prevenção desta doença. Confira!
Leia mais: 3 dicas para você começar os estudos novamente com a Faculdade Pecege!
Novembro azul e a necessidade de conscientização
O câncer de próstata é uma doença que atinge apenas pessoas do sexo masculino. Diante disso, a campanha de novembro azul destaca a importância dos exames rotineiros para detectar a doença, uma vez que as consultas ao médico são pouco frequentes entre os homens.
De acordo com o levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), homens vão seis vezes menos ao urologista em comparação à ida de mulheres ao ginecologista. A SBU realizou o levantamento com dados do Ministério da Saúde, que apontam 1,2 milhão de atendimentos de mulheres por ginecologistas em 2022, contra apenas 200 mil consultas de homens ao urologista.
A diferença é ainda maior durante a adolescência, visto que o número de atendimentos de meninos de 12 a 18 anos ao urologista é 18 vezes menor que o de atendimentos de meninas ao ginecologista da mesma faixa etária, de acordo com pesquisa da SBU com dados do Ministério da Saúde.
Portanto, a campanha de novembro azul reforça a necessidade de interromper esse padrão para que homens, principalmente a partir de 50 anos, realizem os exames necessários e se previnam da doença.
Leia mais: Como praticar mindfulness em casa
Sintomas e diagnóstico do câncer de próstata
O câncer de próstata tem maior incidência na terceira idade, pois cerca de 75% dos casos no mundo acontecem a partir dos 65 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O Instituto aponta que os tumores podem crescer de forma rápida, se espalhar para outros órgãos e ser fatais. Entretanto, a maioria cresce de forma lenta, segundo informações do Inca.
A doença pode não apresentar sintomas ou mostrar poucos sinais em sua fase inicial, de acordo com a Fundação do Câncer. Os indícios são dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, sinais parecidos com os do crescimento benigno da próstata.
Quando o câncer avança, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários e, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal. Para realizar o diagnóstico da doença, o toque retal é o teste mais utilizado, mas é necessário analisar parte do tecido da glândula com biópsia para um resultado mais preciso, conforme informações divulgadas pela Fundação do Câncer.
Fatores de risco e como se prevenir
A idade é um fator de risco significativo para o câncer de próstata, pois a incidência e a mortalidade aumentam após os 50 anos, segundo a fundação. O risco também aumenta quando há caso da doença em pai ou irmão antes dos 60 anos. Se isso ocorrer, o risco de também desenvolvê-la é de 3 a 10 vezes em comparação com a população em geral.
Mas a doença pode ser prevenida. Confira algumas dicas de fatores que contribuem para se proteger do câncer de próstata, segundo a Fundação do Câncer:
- Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com menos gordura (também reduz o risco de outras doenças não-transmissíveis)
- Realizar pelo menos 30 minutos de atividade física por dia
- Manter o peso adequado à altura
- Diminuir o consumo de álcool
- Não fumar
Todas essas informações são veiculadas em novembro para conscientização sobre o câncer da próstata. Agora que você sabe qual é a importância da campanha Novembro Azul, não esqueça realizar os exames necessários para se prevenir da doença!
Você também pode gostar desses conteúdos: