Empresas buscam cada vez mais por profissionais que tenham habilidades em diversas áreas para uma atuação multidisciplinar. Essa aptidão é muito valorizada nas carreiras em Tecnologia da Informação, que têm uma grande demanda por profissionais qualificados. Nesta área, o Desenvolvedor Full Stack é muito valorizado, por atuar em Front-end e Back-end.
Você sabe o que cada uma desses termos das carreiras em tecnologia significam? Nesse artigo você confere o que é um desenvolvedor Full Stack, quais são suas responsabilidades e porque esse profissional é tão valorizado no mercado de trabalho.
Leia mais: Bate-papo: Saiba mais sobre a área de tecnologia no mercado de trabalho
O que é Full Stack
O termo “Full Stack” significa pilha carregada em inglês, o que corresponde a uma pessoa repleta de habilidades. Esse conceito é usado em TI para denominar um profissional multitarefa, que oferece um suporte completo. Esse colaborador tem habilidades para trabalhar em várias frentes na área e conhece diferentes linguagens de programação.
Frequentemente, este termo é utilizado para designar profissionais que atuam em diferentes frentes da área de desenvolvimento, como Front-end e Back-end. Confira a diferença entre as duas:
- Front-end: é a área de um site ou aplicativo com a qual o usuário tem contato direto. Quem trabalha como Front-end em desenvolvimento de sistemas, cria a parte visual do site por meio de códigos e é responsável por desenvolver a interface gráfica, que permite a interação do usuário com os dispositivos digitais e proporcionar uma boa experiência às pessoas que utilizam.
- Back-end: é o profissional que atua nos bastidores, na “parte de trás” da interface. Ele desenvolve, também por meio de códigos, a parte estrutural do sistema, que é responsável pela organização e armazenamento de informações de usuários adicionadas ao site.
Leia mais: Digitalização de negócios: um meio para a expansão de vendas
Atribuições do Desenvolvedor Full Stack
As empresas que buscam este desenvolvedor esperam que tenha habilidades em diversas frentes, o que não é sempre possível. Entretanto, os salários para estes cargos são geralmente maiores dos que os de Front-end e Back-end uma vez que, idealmente, o Full Stack tem o conhecimento necessário para as duas áreas da programação.
Saiba quais são algumas das responsabilidades deste profissional:
- Arquitetar a interface e estrutura de sistemas
- Desenvolver o “Front-end” de aplicativos e sites com designs atrativos
- Criar e gerenciar bancos de dados de sites e aplicativos
- Testar, diagnosticar, depurar e atualizar softwares
- Criar definições de segurança e proteção de dados
Além disso, alguns dos requisitos para ocupar esta função são:
- Experiência no desenvolvimento de aplicativos
- Conhecimento de diversas linguagens de programação Front-end (HTML/CSS, JavaScript, XML, jQuery e outras)
- Conhecimento de diversas linguagens de programação Back-end (C#, Java, Python e outras)
- Conhecimento de bancos de dados, servidores web e design de UI (User Interface) e UX (User Experience).
Leia mais: 3 dicas para você começar os estudos novamente com a Faculdade Pecege!
Demanda por Desenvolvedores Full Stack
A grande procura por estes profissionais se explica pelo suporte completo que oferecem. . A demanda é ampla em diversas áreas, principalmente no ramo de Tecnologia da Informação.
Entretanto, muitos profissionais da área questionam se a figura do desenvolvedor Full Stack realmente existe, devido à lista de inúmeros conhecimentos que deve ter para ocupar o cargo.
Agora que você já sabe o que é um Desenvolvedor Full Stack, acompanhe outros conteúdos sobre o tema com a Faculdade Pecege, que realizou um bate papo sobre o presente e o futuro da carreira em tecnologia. Inscreva-se para se atualizar sobre o mercado de trabalho dessa área!
Você também pode gostar desses conteúdos: