Empresas buscam cada vez mais por profissionais que tenham habilidades em diversas áreas para uma atuação multidisciplinar. Essa aptidão é muito valorizada nas carreiras em Tecnologia da Informação, que têm uma grande demanda por profissionais qualificados. Nesta área, o Desenvolvedor Full Stack é muito valorizado, por atuar em Front-end e Back-end.

Você sabe o que cada uma desses termos das carreiras em tecnologia significam? Nesse artigo você confere o que é um desenvolvedor Full Stack, quais são suas responsabilidades e porque esse profissional é tão valorizado no mercado de trabalho.

Leia mais: Bate-papo: Saiba mais sobre a área de tecnologia no mercado de trabalho

O que é Full Stack

O termo “Full Stack” significa pilha carregada em inglês, o que corresponde a uma pessoa repleta de habilidades. Esse conceito é usado em TI para denominar um profissional multitarefa, que oferece um suporte completo. Esse colaborador tem habilidades para trabalhar em várias frentes na área e conhece diferentes linguagens de programação.

Frequentemente, este termo é utilizado para designar profissionais que atuam em diferentes frentes da área de desenvolvimento, como Front-end e Back-end. Confira a diferença entre as duas:

  • Front-end: é a área de um site ou aplicativo com a qual o usuário tem contato direto.  Quem trabalha como Front-end em desenvolvimento de sistemas, cria a parte visual do site por meio de códigos e é responsável por desenvolver a interface gráfica, que permite a interação do usuário com os dispositivos digitais e proporcionar uma boa experiência às pessoas que utilizam.
  • Back-end: é o profissional que atua nos bastidores, na “parte de trás” da interface. Ele desenvolve, também por meio de códigos, a parte estrutural do sistema, que é responsável pela organização e armazenamento de informações de usuários adicionadas ao site.

Leia mais: Digitalização de negócios: um meio para a expansão de vendas

Atribuições do Desenvolvedor Full Stack

As empresas que buscam este desenvolvedor esperam que tenha habilidades em diversas frentes, o que não é sempre possível. Entretanto, os salários para estes cargos são geralmente maiores dos que os de Front-end e Back-end uma vez que, idealmente, o Full Stack tem o  conhecimento necessário para  as duas áreas da programação.

Saiba quais são algumas das responsabilidades deste profissional:

  • Arquitetar a interface e estrutura de sistemas
  • Desenvolver o “Front-end” de aplicativos e sites com designs atrativos
  • Criar e gerenciar bancos de dados de sites e aplicativos
  • Testar, diagnosticar, depurar e atualizar softwares
  • Criar definições de segurança e proteção de dados

Além disso, alguns dos requisitos para ocupar esta função são:

  • Experiência no desenvolvimento de aplicativos
  • Conhecimento de diversas linguagens de programação Front-end (HTML/CSS, JavaScript, XML, jQuery e outras)
  • Conhecimento de diversas linguagens de programação Back-end (C#, Java, Python e outras)
  • Conhecimento de bancos de dados, servidores web e design de UI (User Interface) e UX (User Experience).

Leia mais: 3 dicas para você começar os estudos novamente com a Faculdade Pecege!

Demanda por Desenvolvedores Full Stack

A grande procura por estes profissionais se explica pelo suporte completo que oferecem. . A demanda é ampla em diversas áreas, principalmente no ramo de Tecnologia da Informação.

Entretanto, muitos profissionais da área questionam se a figura do desenvolvedor Full Stack realmente existe, devido à lista de inúmeros conhecimentos que deve ter para ocupar o  cargo.

Agora que você já sabe o que é um Desenvolvedor Full Stack, acompanhe outros conteúdos sobre o tema com a Faculdade Pecege, que realizou um bate papo sobre o presente e o futuro da carreira em tecnologia. Inscreva-se para se atualizar sobre o mercado de trabalho dessa área!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Mais recentes

Imagem blog

A importância da Transformação Digital nas organizações:  o que você vai aprender no Immersion Week

A transformação digital não é apenas uma tendência passageira, ela é uma necessidade estratégica para empresas que des...
Imagem blog

Como a Imersão Internacional impulsiona sua carreira no mercado global 

Em um mercado cada vez mais conectado, participar de uma imersão internacional pode ser um diferencial impo...
Imagem blog

As principais tendências tecnológicas que todo desenvolvedor precisa conhecer 

Em um mundo cada vez mais digital, acompanhar as tendências tecnológicas é fundamental para que os desenvolvedores se mant...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3366

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

infosfaculdade@pecege.com