Parece que estamos cada vez mais ligados aos aparelhos eletrônicos e diminuir o tempo online soa como uma tarefa muito distante. Porém, selecionar ambientes digitais e fazer uma curadoria de conteúdos pode ser uma forma muito eficiente de se desconectar do mundo virtual.
A quantidade e a velocidade das informações, assim como a imposição de padrões irreais de vida, beleza e consumo podem deixar as pessoas mais saturadas e propensas a cortarem os laços com as relações online.
Entretanto, a conexão ainda é necessária e apresenta muitas vantagens e a ruptura completa com os meios digitais pode não ser a melhor saída. Por isso falamos em diminuir o tempo online, em vez de simplesmente abandonar essa prática integralmente.
Estágios
Marcelo Teixeira, professor de marketing digital, explica que o movimento para diminuir o tempo online passa por três estágios. O primeiro é a novidade, quando os usuários tendem a aderir à tecnologia e se tornar parte da rede social que foi criada.
A segunda etapa é a apropriação. Nela, os usuários experimentam a tecnologia e se adequam a ela. Isso determina, também, o tempo de duração dessa fase, que varia de pessoa para pessoa.
O último estágio é a seleção e ocorre quando os usuários avaliam os custos e benefícios de continuar utilizando aquela tecnologia. É nesse estágio que o uso fica mais consciente e as pessoas podem abandonar ou diminuir o tempo online, focando apenas naquelas atividades que trazem prazer ou retorno.
Considerando a linha do tempo de criação da internet e o surgimento de novas tecnologias, o professor acredita que estamos vivendo um momento em que muitos usuários chegaram ao terceiro estágio, por isso esse detox digital aparece com maior ênfase nos últimos tempos.
Isolamento
Depois de tudo isso explicado, você deve estar se perguntando sobre nossos novos hábitos de distanciamento social, que impulsionaram as compras online, por exemplo. Teixeira explica que, mesmo com o aumento das transações digitais, momentos como este que estamos vivendo nos fazem revistar o terceiro estágio.
Para ele, essa situação nos permite utilizar as tecnologias a nosso favor, mas entendemos que isso é temporário e, em breve, poderemos optar sobre o que manter e o que abandonar.
Dicas
Se você já estava querendo diminuir o tempo online mais sente dificuldade, seja por depender de redes sociais e e-commerce para lazer ou para realizar tarefas do dia a dia, o professor selecionou algumas dicas para ajudar nesse processo.
- Avalie a contribuição de cada ambiente: certamente alguns aplicativos serão abandonados
- Sistematize o uso de aplicativos: acessar as redes sociais por um período determinado ou somente em dias específicos
- Substitua de atividades: ao diminuir o tempo online, procure aumentar seu tempo de sono, ler mais livros ou praticar algum exercício físico
- Eduque os algoritmos: curta e compartilhe somente conteúdos que realmente te interessam ou são úteis de alguma forma
Todas as ferramentas disponibilizas permitem filtrar usuários e publicações, com opções de silenciar ou receber notificações de posts, por exemplo.
Você já sentiu necessidade ou vontade de diminuir o tempo online? Conte para a gente!