A dúvida sobre como escolher uma profissão assombra os estudantes do último ano do ensino médio que buscam uma área para cursar o ensino superior. Enquanto muitos têm dúvidas porque não sentem que gostam de nada, outros se afeiçoam a todas as matérias e ficam divididos entre as opções.
Não apenas para quem está saindo do ensino médio, optar por uma carreira também é difícil para os que já estão no mercado de trabalho. Se você é um dos que não sabem muito bem como escolher uma profissão por gostar de muitas áreas, confira algumas dicas para facilitar sua decisão!
Vamos com calma
A primeira coisa a fazer para descobrir como escolher uma profissão é se perguntar o que você realmente gosta e te faz feliz. Essa resposta pode parecer estar na ponta da língua, mas na verdade muitos se confundem por achar que ser bom em algo já traz felicidade.
De fato, a sensação de satisfação por escrever uma redação longa ou resolver uma equação complicada com facilidade é muito boa. Mas não quer dizer que você será feliz trabalhando com isso. De repente, o que traz mais dificuldade é o que você gosta, mas a névoa dos desafios te impede de ver isso.
Uma lista
Depois de entender o que gosta, faça uma lista – mental ou não – do que te faz feliz. Não hesite em colocar coisas que aparentam não ter relação com o universo do mercado de trabalho. A pluralidade é muito valorizada atualmente.
Inclua lugares, comidas, hobbies e pessoas, além das atividades acadêmicas e disciplinas que trazem satisfação. Tirar nota máxima em tudo não quer dizer gostar. Lembre-se: o que te faz feliz de fato? O que você se imagina fazendo pelo resto da vida?
Não há problema se você perceber que gosta de áreas muito distintas, há profissões que exigem profissionais multiespecialistas e isso te coloca em destaque.
Teste vocacional
Se mesmo após parar para refletir sobre as coisas que te trazem felicidade você não chegou a uma conclusão muito clara ou não está seguro, a dica é consultar um psicólogo especializado em carreira. Assim, você passará por uma orientação vocacional e o processo de como escolher uma profissão ficará mais fácil.
Esse é um método que envolve várias atividades com um profissional que vai avaliar suas habilidades, desejos e inclinações. Ao final, o teste poderá apontar uma ou mais áreas que se enquadram no seu perfil e personalidade.
Pesquise
Depois de ter em mente algumas áreas como possibilidade final, agora é a etapa de pesquisar. Vamos imaginar que uma pessoa gosta muito de química, mas também de história. Depois de descobrir isso, é preciso pesquisar sobre as profissões que são relacionadas a essas disciplinas.
Existem várias, desde a área acadêmica, para atuar em escolas e universidades, até a área prática de pesquisa e inovação. A dica aqui é fazer tudo com calma e colecionar anotações.
Esse passo vai além de apenas listar que você pode ser professor de história ou trabalhar no desenvolvimento de cosméticos. Tente saber o dia a dia de cada uma das profissões relacionadas. Se for possível, procure alguém que já trabalha na área para perguntar sobre o cotidiano e tirar todas as suas dúvidas. Nessa etapa, suas escolhas vão se afunilando e você vai diminuindo as possibilidades.
Estudos
Se você já chegou em um ou dois resultados – ou até mais – busque saber as instituições de ensino que oferecem a formação necessária para o que procura. Tenha em mente que durante o período de graduação talvez você mude de ideia e acabe se inclinando para outras áreas – e está tudo bem se isso acontecer!
É essencial saber suas prioridades na hora de buscar o curso. Você quer uma faculdade na mesma cidade que a sua ou está disposto a se mudar? Quais são seus recursos? Quanto tempo você quer levar?
Uma boa saída para os que gostam de mais de uma área e não se imaginam fazendo uma única coisa para o resto da vida é uma formação multiespecialista. A Faculdade Pecege oferece a graduação de Tecnologia em Processos Gerenciais, conheça a grade curricular e saiba mais sobre o curso!