No último mês tivemos a realização da Semana do Empreendedorismo da Faculdade Pecege, que, neste ano, contou com a apresentação de pitches dos alunos e muitas outras atrações para os participantes.
O evento contou com uma palestra ministrada por Evelyn Dias, sócia-fundadora da Santa Food e especialista em Gestão de Projetos, que falou sobre empreendedorismo social. Além da presença de Evelyn e das apresentações dos alunos, os participantes também puderam assistir a uma palestra de Daniel Sonoda, pós-doutor e sócio na Agricampus Consultoria LTDA, sobre estratégias empresariais.
Quer entender um pouco mais sobre a Semana do Empreendedorismo e ficar por dentro do que aconteceu na edição deste ano? Então acompanhe essa matéria!
Semana do Empreendedorismo
Falando um pouco sobre o evento, a Semana do Empreendedorismo é um evento anual, gratuito e aberto a todo o público, que já está em sua quarta edição. O encontro foi concebido como parte do projeto Pecege Go Academy e tem como objetivo reunir as apresentações dos pitches finais do alunos, etapa obrigatória para a graduação no curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, e algumas palestras sobre o mundo dos negócios.
De acordo com o coordenador do curso, professor Eduardo Soriano, o Pecege Go Academy “é o programa de empreendedorismo e inovação da Faculdade Pecege, que tem como objetivo incorporar ou integrar conteúdos extracurriculares aos alunos, falando de empreendedorismo, de modelagens de negócios… Então, essa é a ideia do programa: trazer experiência de mercado adicional ao conteúdo das disciplinas.”
Começando a empreender
O evento foi iniciado com uma palestra de Evelyn Dias sobre empreendedorismo social, que também foi transmitida pelo canal da Faculdade no YouTube. Evelyn começou sua exposição contando sobre sua história pessoal e profissional e como as duas se entrelaçam: “Para empreender, quanto mais você estiver conectado a seus valores pessoais, menos difícil será sua jornada”, explicou.
Sua história rumo ao sucesso começou com uma vontade de deixar um legado próprio e de mudar seu estilo de vida. Com esse desejo, ela se juntou a duas amigas e as três abriram uma micro franquia no segmento de bem-estar. A loja fechou após cerca de um ano, mas a experiência a ensinou muito sobre empreendedorismo.
“Percebemos que nós três não tínhamos as competências e habilidades empreendedoras que se complementassem. Nós tínhamos um perfil bem parecido. Escolhemos entre nós por amizade e não por complementaridade do negócio. Nós aprendemos que, se é para ter um sócio, que seja um sócio que te complemente e, ao mesmo tempo, que tenha os mesmos valores que você”, esclareceu.
Evelyn também aprendeu que, apesar de já ter uma farta experiência como gestora, gerar o faturamento de um negócio é muito diferente de já ter o dinheiro em mãos e fazer a gestão dele. “Fazer gestão de milhões em corporações não significa que você vai conseguir fazer a gestão do seu próprio faturamento”, comentou.
Empreendedorismo social
Após a falência da loja, Evelyn deixou em definitivo seu emprego com carteira assinada no mundo corporativo e foi ajudar a administrar um restaurante que sua mãe havia herdado e que não estava no vermelho. Reunindo suas habilidades como gestora e as de sua mãe como vendedora, além da vontade remanescente de proporcionar bem-estar às pessoas, ela conseguiu fazer com que o restaurante se tornasse um negócio lucrativo.
Com o sucesso do restaurante, Evelyn começou a ser chamada por outras microempresas para ajudá-las, de modo que, em 2015, ela fundou uma empresa de consultoria e implantação de processos. Mesmo assim, ela ainda tinha dificuldades em mudar seu estilo de vida e, após estudar o porquê, decidiu abrir a Santa Food, com o objetivo de democratizar o acesso a alimentos sem agrotóxicos.
Ambas as empresas tiveram sucesso financeiro, mas Evelyn ainda não havia conseguido alcançar a missão da Santa Food, que tinha um modelo de negócios convencional e acessível apenas a pessoas com maior poder aquisitivo. Desta forma, em 2019 ela decidiu fechar sua empresa de consultoria e focar na Santa Food e seu objetivo inicial.
Com todo seu foco na empresa e a vontade de inovar, Evelyn mudou todo o modelo de negócio da Santa Food ao descentralizar e escalar os processos da empresa, finalmente alcançando seu objetivo. “Isso é uma jornada em que, se integrada aos valores de cada um, mais os processos, o comportamental, a observação e o aprendizado, as chances dos negócios de cada um serem bem-sucedidos é muito maior”, expôs.
Após contar sua história e como chegou até onde está hoje, Evelyn também respondeu diversas perguntas dos participantes. “Inovar é descontruir e construir novamente”, finalizou. A palestra completa pode ser assistida aqui.
Apresentação dos pitches
O segundo dia do evento contou com as apresentações dos pitches finais dos alunos da Faculdade Pecege. Todos tiveram que montar um plano de negócios de uma empresa fictícia (de diferentes setores) e defendê-lo para uma mesa avaliadora, simulando uma situação real de apresentação para investidores.
Ao todo, cinco alunos apresentaram, sendo as empresas Que Delícia Sorvetes Ltda.; Simples Mudança Ltda.; Escola de Treinamento Kuka Sports Ltda.; Autopeças Veltinho Lanternas e Faróis; e Connect Consultoria – Terceiro Setor. A aluna Lorrane Pereira Miranda foi escolhida pela mesa avaliadora como melhor pitch com a Connect Consultoria – Terceiro Setor e ganhou um curso de MBA USP/Esalq.
E você? Tem vontade de empreender? Então assista a palestra de Evelyn Dias e acompanhe as redes sociais da Faculdade Pecege para não perder mais eventos como esse! Aproveite também para se inscrever no vestibular da Faculdade Pecege! As inscrições estão abertas e os alunos que ingressarem ainda este ano terão 50% de desconto na mensalidade!