Para aqueles que estão começando a pensar na dependência financeira e cogitando arrumar um trabalho, o maior medo não está na entrevista, mas sim no que a antecede. Preparar um currículo atrativo é um desafio para quem ainda não possui experiências, pois entregar um papel vazio soa como descarte automático pelos recrutadores.
Por mais que competências e trabalhos anteriores sirvam para melhorar o interesse por seu currículo, caprichar nos aspectos gerais desse documento também ajuda a conseguir boas oportunidades.
Antes de começar a procurar por vagas, que tal conferir algumas dicas para preparar um currículo atrativo mesmo sem experiência?
Informações pessoais
Elas precisam ser complexas, mas não exageradas. Essa parte do currículo é a primeira a ser conferida pelos recrutadores, por isso deve vir como um cartão de visitas, informando quem você é de forma rápida, direta e sem coisas excessivas. Resumindo, precisa constar nas informações pessoais os seguintes dados:
- nome completo;
- estado civil;
- idade;
- endereço (incluindo CEP);
- formas de contato, como telefone residencial, celular, e-mail;
- endereços de redes sociais.
Ainda nesta etapa, é importante não colocar itens desnecessários, como os exemplos abaixo:
- números de documentos pessoais, como CPF e RG;
- fotos, a não ser se solicitado no anúncio. Nesse caso, ela deve ser em formato 3×4;
- endereços pouco profissionais de e-mails. Prefira nomecompleto@gmail.com.
Além de ocupar muito espaço e parecer “enchimento de linguiça”, elas são a causa de muitos currículos descartados ainda na pré-seleção.
Objetivo profissional
Sim, não há como deixar de lado essa informação, sendo ela um dos principais passos para elaborar o primeiro currículo. Neste campo precisa constar com clareza o objetivo relacionado à vaga. Obviamente, você precisa pesquisar sobre ela antes de se candidatar.
Objetivo como “conquistar a minha independência pessoal trabalhando nesta conceituada empresa” não significa muito para os recrutadores e apresenta apenas uma ideia vaga – ou preguiçosa – sobre as suas metas como profissional.
Se a seleção é para um trabalho na área de vendas, pense em como o cargo vai melhorar suas habilidades e descreva isso como objetivo profissional.
Formação acadêmica
Nunca informe apenas a sua formação e onde fez o curso. Aproveite as experiências extracurriculares para enriquecer esse campo do currículo e deixar claro que, mesmo não tendo trabalhado antes, você possui habilidades criadas ao longo da vida acadêmica.
Comece listando a formação mais recente, sempre preenchendo o nome do curso, da instituição e o ano de conclusão ou previsão de término. Para preparar um currículo atrativo, inclua conhecimento de idiomas, mas nunca mentindo sobre o seu real nível de conhecimento.
Toda experiência conta
Trabalho voluntário, palestras, intercâmbios e atividades acadêmicas premiadas também merecem um lugar no currículo. Os recrutadores dão valor a candidatos que demonstram aproveitar de todas as oportunidades que auxiliam no crescimento pessoal e profissional.
Logo abaixo dessas informações virá ainda o campo Experiência Profissional que, no caso de não haver, pode ser substituída pelas qualificações e conhecimentos acumulados ao longo dos anos. Ainda no exemplo de uma vaga de vendas, você pode listar habilidade e competências exigidas e que te identificam, como:
- bom relacionamento com pessoas;
- facilidade em se comunicar;
- proatividade e organização;
- flexibilidade;
- capacidade de compreender o próximo.
Certificações e hobbies
Nunca deixe de destacar eventuais certificados e até mesmo hobbies que você possui, pois eles ajudam a mostrar que o seu perfil se encaixa com o que estão buscando para a vaga.
Além disso, mostrar um hobby não quer dizer falar apenas sobre o que você gosta, mas também que o seu tempo é ocupado com coisas importantes que agregam conhecimento ao seu crescimento pessoal.
Informações complementares
Existem tópicos que não se encaixam em nenhum dos itens anteriores, mas que ainda assim são importantes na hora de preparar um currículo atrativo. Alguns deles são: disponibilidade para se mudar ou flexibilidade para fazer viagens pela empresa, deficiências e limitações, por exemplo.
Dicas adicionais
Seja verdadeiro, não destaque suas notas acadêmicas, evite habilidades generalistas, nunca escreva um título para o seu currículo, como Curriculum Vitae, apresente sempre uma linguagem formal e não date ou assine o seu currículo.
Por fim, se atente a erros de português e formatação antes de imprimir. Para preparar um currículo atrativo, lembre-se de:
- ser direto e escrever somente o que for necessário, de forma simples;
- evite ultrapassar mais de duas folhas A4;
- prefira usar as fontes Arial ou Times New Roman;
- evite encher o currículo de cores. Use no máximo a formatação negrito para destacar os tópicos e as informações relevantes.
Você já teve dificuldade na hora de preparar um currículo? Agora pode contornar essa barreira ?