A formação superior é uma etapa da vida profissional que leva tempo, dinheiro e muitas vezes pode parecer árdua demais. Por conta disso, às vezes é difícil escolher qual curso fazer. Entre o bacharel e a licenciatura, existe ainda a graduação tecnóloga. Mas, afinal, o que ela é?
Apesar de ter “tecnóloga” no nome, esse tipo de formação é um curso superior como os outros. A diferença é que ela está direcionada para o conhecimento específico da área que o aluno quer seguir, ao contrário do bacharel, que é mais amplo.
Por serem menos generalistas, os cursos tecnólogos são mais curtos, com dois anos de duração, na maioria dos casos. Há, inclusive, certo preconceito com esse tipo de formação. Talvez pelo nome, muitas pessoas a confundam com um curso técnico.
É preciso diferenciar, entretanto. Um curso técnico não é uma graduação superior, mas forma o aluno para ser técnico em determinado assunto. Já o tecnólogo dá os mesmos direitos que uma graduação bacharel ou licenciatura e o aluno finalizará os estudos com nível superior.
Vantagens
Para desmistificar isso, conversamos com o professor e coordenador do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Pecege, Antonio Cesar Amaru Maximiano, que explicou os diferenciais dessa formação em relação às graduações tradicionais.
“Existem duas diferenças importantes: a primeira é a duração. Com dois anos você já obtém um diploma; a outra diferença é o foco no mercado, a pessoa que faz um curso tecnólogo está orientado estritamente para isso”, explica.
O professor elencou ainda duas vantagens principais da graduação tecnóloga: a rapidez e a vantagem na continuidade dos estudos. “Um tecnólogo tem os mesmos direitos que um bacharel. Pode, por exemplo, ingressar em um MBA, mestrado e depois doutorado”, esclarece.
Mercado
A graduação tecnóloga em geral é voltada para as necessidades do mercado de trabalho, como no caso do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais. “Em determinados nichos de mercado, por exemplo o financeiro, a pessoas com boa formação numérica e boa formação quantitativa são muito procuradas”, afirma Amaru.
Esse é um dos focos do curso, que busca a produtividade e eficiência administrativa, direto ao ponto. “Com dois anos na faculdade você já tem um mercado de trabalho considerável procurando por suas qualidades e capacidades”, completa.
Faculdade Pecege
Além de todas as vantagens desse tipo de formação, o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da Faculdade Pecege ainda oferece oportunidade de bolsas de estudo de até 40% por mérito. Se inscreva no vestibular!