Quando somos pequenos, acreditamos que inteligência é uma coisa só e nascemos ou não com ela. A verdade é que existem vários tipos de inteligência e, ao contrário do que se pensa, elas podem ser natas ou desenvolvidas.

A Teoria das Inteligências Múltiplas é só uma entre muitas que colocam em dúvida a tradicional estrutura para se medir o QI (Quociente de Inteligência). Dela se deriva também o conhecimento de 9 tipos de inteligência.

Simplificando: nosso grau de instrução – em matérias da escola, por exemplo – não é suficiente e nem a única forma de se medir a inteligência. Podemos ir bem em um ou mais assuntos e naturalmente falhar em outros.

Conheça agora os tipos de inteligência e em que elas se destacam.

Lógico-matemática

Por muito tempo essa foi considerada a “inteligência tradicional”. E não por menos, afinal, se dar bem com cálculos na escola é sinônimo de boas notas.

Muito além disso, esse campo traz indivíduos que se dão bem em carreiras da ciência, computação, direito, engenharia, matemática e medicina, por exemplo.

Para aprimorá-la são indicados hobbies como videogames, xadrez e quebra cabeça. Já entre os famosos que desenvolveram esse tipo estão Albert Einstein, Stephen Hawking e Mark Zuckerberg.

Linguística

Dentre os tipos de inteligência, essa permite habilidades de escrita e oralidade, para desenvolver discursos e escrever livros, por exemplo.

Também considerada como tradicional, ela é uma porta para profissões como editoração, educação, jornalismo, literatura e tradução, tendo destaques famosos os escritores Cecília Meirelles, Gabriel García Marquez, William Shakespeare e Tom Wolfe.

Já os passatempos que estimulam essa inteligência são a contação de histórias, escrita de textos, declamação de poesias e leitura.

Musical

Aqui temos pessoas com facilidade em produzir, recordar e estabelecer sentido em diferentes padrões de som. A sensibilidade musical se manifesta ao ouvir, cantar, compor e tocar instrumentos, por isso hobbies nessa área são indicados para quem é ou gostaria de ser inteligente na música.

As carreiras nesse tipo são bem variadas, indo desde canto, composição e crítica musical, até direção, DJ, professor de música e engenheiro de som para filmes e peças.

A história tem diversos gênios que desenvolveram essa inteligência, como Beethoven, Tom Jobim e Mozart.

Naturalística

Essa é típica daqueles que possuem uma ligação forte com a natureza. Indivíduos naturalísticos conseguem identificar e distinguir animais, plantas, formações climáticas e outros elementos do mundo natural.

Se na escola eles se dão bem em biologia e geografia, fora dela o destaque estará em atividades como cuidar de plantas e jardins, fazer trilhas e passear com o cachorro.

Assim como Charles Darwin e Chico Mendes, essa inteligência inclina para carreiras nas áreas da biologia, ecologia, geologia, medicina veterinária, medicina e meteorologia.

Corporal-cinestésica

De todos os tipos de inteligência, essa atribui a capacidade de usar o próprio corpo para solucionar problemas ou criar produtos. Estamos acostumados a vê-la em esportistas, dançarinos e atores, por exemplo.

Fácil de se desenvolver, ela pode ser iniciada com atividades esportivas, dança, teatro, mímica, malabarismo e até massagem.

Pessoas como a jogadora Marta, a atriz Meryl Streep, a bailarina Ana Botafogo e o nadador Michael Phelps seguiram algumas das carreiras voltadas para essa inteligência. Outras podem ser: coreografia, dança, artes plásticas e educação física.

Espacial

Existem pessoas que são capazes de se orientar perfeitamente (muitas vezes sem um mapa), construir um móvel ou montar um look somente estimando com o olhar.

Os mestres da inteligência espacial conseguem reconhecer o espaço e pensar em termos de cores, formas e medidas. Por isso se dão bem em aeromodelismo, artesanato, desenho, fotografia, pintura, escultura e costura.

Nas carreiras mais destacadas estão engenharia, arquitetura, artes plásticas, aviação, desenho industrial, design de interiores e gráfico. Coco Chanel, Oscar Niemeyer, Pablo Picasso e Santos Dumont souberam desenvolver essas habilidades.

Interpessoal

Uma pessoa que reconhece e trabalha os desejos e humores dos outros apresenta essa inteligência. Ela é de grande importância na hora de estudar em grupo ou de gerenciar uma equipe.

Trabalho voluntário, esportes em grupo e rodas de conversas são algumas atividades que podem ser desenvolvidas, levando a carreiras nas áreas da comunicação, psicologia, gestão de pessoas, vendas e relações públicas.

Grandes discursistas ficaram famosos por apresentá-la, como Winston Churchill, Gandhi, Marília Gabriela e o Papa Francisco.

Intrapessoal

Neste caso, a pessoa está mais inclinada para o autoconhecimento. Apresenta autonomia, capacidade de reconhecer suas próprias intenções, motivações e opiniões.

Por conseguirem fazer uma autoanálise, elas são boas em refletir e praticar hobbies como escrever um diário, meditar e planejar seus objetivos de vida.

Assim como nos casos de Ernest Hemingway, Machado de Assis, Friedrich Nietzsche e Simone de Beauvoir, as carreiras desse tipo de inteligência são voltadas para filosofia, literatura, psicologia e teologia, por exemplo.

Emocional

Diferente da interpessoal, essa aqui é um trunfo para qualquer pessoa que a tenha. Isso porque dentre todos os tipos de inteligência a emocional é um grande requisito para a maior parte das empresas.

Indivíduos que apresentam inteligência emocional sabem controlar as emoções e entender o que as motiva. Ao contrário do que se pensa, ela não significa esconder sentimentos, mas sim saber o que fazer para não prejudicar decisões e o desenvolvimento pessoal.

Ela está presente em funcionários destaque e com potencial para liderança dentro de empresas. Por existirem diferentes tipos de inteligência, é possível se desenvolver em uma ou mais. Qual é o seu tipo?

Mais recentes

Imagem blog

A importância dos estágios e oportunidades de colocação na faculdade

Quando os estudantes ingressam no ensino superior, uma das primeiras coisas que geralmente vêm à mente é a carreira que ir...
Imagem blog

Digitalização: possibilidades profissionais do mundo conectado

A digitalização mudou os paradigmas do trabalho na sociedade contemporânea, ampliando as possibilidades p...
Imagem blog

O mundo digital e a importância de uma formação sólida

Vivemos na era da informação, onde a tecnologia avança a passos largos e transforma o modo como nos comunicamos, trabalham...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3366

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

infosfaculdade@pecege.com