A segurança é um aspecto muito importante da vida em sociedade, especialmente no ambiente corporativo. Sabendo disso, as alunas Gisele dos Anjos Rodrigues, Jessica dos Anjos Rodrigues e Sabrina Pereira desenvolveram o trabalho Proposta de Implantação adaptada das normas OHSAS 18001 e ISO 45001 em uma distribuidora de insumos farmacêuticos, que foi destaque na 1ª Mostra Acadêmica da Faculdade Pecege.

Sob orientação do professor Alexandre Rodrigues da Silva, o estudo se guiou pela ótica de que a implantação de norma nas organizações pode contribuir para a melhoria da segurança e da qualidade de vida dos colaboradores.

Normas

No estudo do propósito foi considerada a norma internacional OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessments Series – Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional), oficialmente publicada pela BSI (British Standards Institution). Essa cláusula lista requisitos para saúde e segurança no trabalho e foi desenvolvida em compatibilidade com a ISO 9001 e a ISO 14001.

A pesquisa das alunas afirma que a adoção dessa norma favorece o compromisso da organização na resolução dos riscos ambientais, saúde ocupacional e segurança de seus colaboradores, com foco em itens como:

  • planejamento da identificação de perigos, avaliação de riscos e controles de riscos;
  • estrutura e responsabilidade;
  • treinamento, conscientização e competência;
  • consulta e comunicação;
  • controle operacional;
  • prontidão e respostas a emergências;
  • medição de desempenho, monitoramento e melhoria.

Problemática

Por outro lado, a ISO 45001 é uma norma internacional destinada a ajudar as organizações a melhorar o desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho e foi desenvolvida pelo Comitê de Projetos ISO PC 283, envolvendo 50 países e organizações internacionais, incluindo a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

O objetivo do trabalho foi propor uma forma adaptada de implantação das normas OHSAS 18001 e ISO 45001 em uma empresa distribuidora de insumos farmacêuticos.

Para isso, as idealizadoras tomaram como referência essas duas normas e a literatura relacionada. Como resultado, chegaram a uma proposta de implantação para a empresa Florien, que está no mercado farmacêutico há mais de 22 anos, atuando como distribuidora de fitoativos.

Conclusão

Segundo o estudo, apesar de não possuir nenhuma certificação, a empresa constantemente segue algumas regras para o melhor bem-estar de todos os colaboradores.

Inicialmente, foram observadas essas características da empresa para se definir os requisitos mais adequados para ela. Com base nisso, a proposta estruturou-se nos processos relacionados à saúde e segurança dos colaboradores, assim como no planejamento e controle operacional e na preparação e respostas a emergências.

1ª Mostra Acadêmica

Com o tema “Gestão em Movimento”, a Mostra Acadêmica ocorreu de 7 a 11 de outubro, na sede do Pecege, em Piracicaba/SP.

A graduação oferecida pela Faculdade Pecege busca formar profissionais competentes e atualizados. Com programa de ensino descomplicado, rápido e aplicável, capacita para compreensão dos processos que ocorrem dentro de uma empresa e no desenvolvimento do empreendedorismo.

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais proporciona a formação de multiespecialistas. Isso quer dizer que o profissional estará apto a atuar em diversas áreas de uma empresa como logística, recursos humanos, finanças, marketing, entre outras.

Mais recentes

Imagem blog

Pecege recebe ingressantes do curso de graduação em Negócios Digitais

Por Assessoria de ImprensaPecege...
Imagem blog

Ética e dados: garantindo credibilidade à pesquisa clínica veterinária

A ética e o tratamento correto dos dados são pilares fundamentais para garantir a credibilidade na pesquisa clínica veteri...
Imagem blog

Pecege lança Graduação em Negócios Digitais: um novo marco para Piracicaba

Por Angelina Cortellazzi BolzamCoordenadora...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3366

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

infosfaculdade@pecege.com