4 dicas para retomar a rotina depois das crises

Em alguns momentos da vida é necessário refletir sobre a necessidade de retomar a rotina que um dia tivemos ou, até mesmo, começar uma rotina totalmente nova. Afinal, quando algo como uma pandemia mundial surge e muda nossos costumes e relacionamentos e ressignifica nossos valores, é preciso reaprender a viver normalmente depois da turbulência.

A Covid-19, que durante os dois últimos anos nos impediu, em muitos casos, de sair de casa, de fato direcionou nosso olhar para dentro de nós mesmos, nos fazendo pensar sobre a vida. A esperança é de que, um dia, tudo irá se normalizar, mas, desde já, devemos nos esforçar para retomar a rotina dos velhos tempos, adicionar novos hábitos e, nos vários sentidos da palavra, viver.

Quer saber como? Então confira algumas dicas fundamentais!

Vá com calma!

É difícil recomeçar uma rotina, ainda mais quando queremos fazer tudo com pressa, mudando todos os hábitos de uma só vez. Na maioria dos casos, o resultado é uma tentativa falha de implementar a rotina, levando a frustrações e tentativas sem fim de recomeço.

Por isso, procure implementar um hábito de cada vez, respeitando seu corpo e seus limites pessoais. Você pode começar por acordar mais cedo, separar momentos para exercícios e estudos ou para aprender coisas novas, por exemplo.

Descansar faz parte

Sabemos que a produtividade faz parte da nossa vida e que temos esse ímpeto de “buscar produzir ao máximo”, mas é preciso ter cuidado. O esforço excessivo é uma das principais causas da síndrome de burnout – distúrbio emocional reconhecido pela OMS e que causa exaustão e esgotamento prolongados – e pode ser prejudicial aos seus objetivos.

O descanso deve fazer parte da sua rotina, seja nas pausas entre as atividades ou em momentos de repouso. O ato de descansar é essencial à saúde, uma vez que proporciona ao corpo bem-estar físico e mental e auxilia na construção do raciocínio lógico.

E se você é uma das pessoas que adotou o home office na pandemia e pretende continuar nesse modelo agora, redobre a atenção! Ao unir os ambientes de “trabalho” e “descanso” em casa, você pode acabar ultrapassando alguns limites nada saudáveis, como trabalhar demais e descansar de menos.

Nesse caso, procure separar em casa um ambiente exclusivo para trabalhar, como seu escritório. Dessa forma, o cérebro entende que o escritório é local de trabalho e o restante da casa é lugar de descanso e repouso.

Cuidar da saúde é retomar a rotina

Levar uma vida saudável tem muitos benefícios, que se estendem até mesmo no desempenho de uma rotina. Saiba como você pode cuidar da sua saúde:

  • Hidrate-se: é comum entre os sinais de desidratação a falta de atenção e raciocínio lento. Por isso, beber água vai auxiliar no seu dia a dia e melhorar ainda mais seu desempenho nos afazeres. Além disso, beber água é fundamental para que seu organismo funcione normalmente e são muitos os benefícios físicos.

  • Pratique exercícios: faça uma caminhada, treinos funcionais ou academia, escolha o método que melhor se encaixa no seu perfil e horários e mexa o esqueleto. O exercício físico renova a mente, diminui o estresse do corpo e melhora o desempenho em qualquer área.

Organização é uma grande aliada

Possivelmente o ponto mais importante de todos: a organização é uma ferramenta crucial para retomar a rotina, e é por ela que você elenca tarefas de acordo com a prioridade e traça metas para o futuro. Com uma agenda, por exemplo, você pode organizar seus dias e manter uma constância nos seus estudos e afazeres.

Com essas dicas, apesar das dificuldades, retomar a rotina será questão de tempo. Gostou desta matéria? Tem alguma outra dica para adicionar? Comente!

09 de Dezembro
19hs
Venture Building e as Startups e lançamento do "PECEGE Go Academy"
Palestrante - Joaquim Henrique da Cunha Filho
10 de Dezembro
19hs
Empreendedorismo como opção de carreira
Palestrante - Anderson Santos
11 de Dezembro
19hs
7 competências para acessar mercado
Palestrante - Eduardo Soriano