Blog

5 dicas de como dar um upgrade na carreira para 2019
Final de ano é sempre a mesma coisa: todo mundo faz promessas para o ano seguinte. Geralmente dar aquele “upgrade” na carreira está nas metas de muita gente, mas é difícil colocar em prática.

Por isso o blog da Faculdade Pecege separou algumas dicas para te ajudar a cumprir essa promessa em 2019.

Repense suas prioridades

Você está feliz com sua carreira atual? Se você hesitar para responder essa pergunta, provavelmente precisa repensar suas prioridades para ter bem claro seus objetivos.

Reflita se você faz o que gosta e se a empresa para qual trabalha está de acordo com seus objetivos pessoais e ideais. Se não for o caso, considere atualizar o currículo e ir atrás de outra oportunidade. Começar o ano seguindo seu sonho pode ser o upgrade na carreira que você precisava.

Faça um curso

Se você já está feliz no seu trabalho e quer melhorar de cargo, faça um curso de atualização profissional ou uma pós-graduação. Pode ser o que falta para você ganhar uma promoção ou aumento, ou ainda te ajudar de forma prática nas suas tarefas diárias. Existem várias opções no mercado de cursos de ensino a distância ou presenciais.

O mesmo vale para quem quer mudar de empresa ou até para quem precisa voltar para o mercado de trabalho depois de um período sem trabalhar. Investir em educação é essencial em qualquer etapa da vida.

Aprenda um novo idioma

Hoje em dia, saber falar um idioma além do português não é mais um diferencial, é praticamente um requisito em muitas empresas. A escolha mais óbvia é o inglês e muita gente já é fluente ou pelo menos tem facilidade em se comunicar nessa língua. No entanto, já considerou aprender o espanhol? Ou francês?

Por não ser tão comum, pode ser esse um diferencial no currículo. Se você já sabe o inglês, continue praticando, mas invista em outro curso, você pode precisar.

Conheça pessoas

O tal do “network” é real: contatos são tudo. Principalmente se você busca recolocação no mercado de trabalho. Ter contatos estratégicos pode significar uma indicação chave para conseguir o emprego que tanto quer.

Para conhecer as pessoas certas, o ideal é ir a eventos, palestras e cursos da sua área de atuação e interagir. Assim as chances de esbarrar com um headhunter ou recrutador são grandes. Participar desse tipo de evento também sempre traz algum aprendizado que poderá ser aplicado no dia a dia.

Melhore seu repertório

Essa é fácil: assista a filmes, leia, vá atrás de conhecimento de mundo e repertório. Pode parecer bobo, mas ter uma boa bagagem cultural te ajuda muito no cotidiano do trabalho.

Não apenas livros acadêmicos e filmes conceituais e relacionados à sua área de atuação, é importante conhecer conteúdo dos mais diversos. Em uma entrevista de emprego, você provavelmente vai se destacar se mostrar que sabe não somente sobre assuntos técnicos, mas tem muito a acrescentar como pessoa para a equipe daquela empresa.

Gostou das dicas? Veja também o artigo Por que desenvolver a Inteligência Emocional?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *