Blog

5 livros para entender a gestão por processos em uma empresa
A gestão por processos diz respeito, entre outras coisas, à organização empresarial e estratégias de relacionamento interno. É preciso entender o que significa, aplicar o conceito ao cotidiano de trabalho e como a tecnologia pode facilitar esse tipo de gestão.

Gestão por processos é, basicamente, organizar a empresa de forma que as equipes sejam fornecedoras e clientes entre si. Isso faz com que todos os setores se relacionem com um objetivo em comum.

A equipe do blog da Faculdade Pecege separou uma lista com 5 livros para entender a estratégia de forma detalhada e aplicar a gestão por processos na organização. Veja abaixo.

Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento

O BPM CBOK (Business Process Management Common Book of Knowledge) é basicamente um guia para gerenciamento de processos de negócio. Ele reúne os principais conhecimentos para quem atua em iniciativas de gestão por processos.

O livro é dividido em nove áreas: Gerenciamento de Processos de Negócio, Modelagem de Processos, Análise de Processos, Desenho de Processos, Gerenciamento de Desempenho de Processos, Transformação de Processos, Organização do Gerenciamento de Processos, Gerenciamento Corporativo de Processos e Tecnologias de BPM.

Gestão de processos: melhores resultados e excelência organizacional

O segundo item da lista aborda temas como estratégia organizacional, tecnologia e a lógica do relacionamento humano. A ideia é mostrar como, em uma realidade com a internet, todos devem aderir a uma nova dinâmica da organização.

A obra avalia como ferramentas da tecnologia da informação abriram espaços, oportunidades, perspectivas a todo e qualquer negócio. Para ilustrar e facilitar o aprendizado, o livro traz ao final de cada capítulo um estudo de caso, seguido de questões para debate.

Gestão de processos: da teoria à prática

O nome já diz: o livro busca mostrar desde a parte teórica até a aplicação da gestão de processos. Nos primeiros capítulos, os autores dão um panorama histórico. Depois são feitas simulações e como pode acontecer a aplicação do conceito na prática.

A obra mostra a aplicação das estratégias organizacionais e o porquê de aplicá-las no cotidiano de trabalho em uma empresa.

Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração

O livro aborda conceitos, metodologias e sistemas tecnológicos que podem ser utilizados por administradores que buscam vantagens competitivas no mercado de trabalho. A obra fala ainda sobre a importância da integração dos sistemas de informação, tanto do ponto de vista tecnológico quanto de negócios.

O autor, José Osvaldo de Sordi, mostra formas de estruturar as organizações de maneira estratégica, considerando que é através dessa arquitetura empresarial que se pode obter um diferencial competitivo.

Organização flexível: qualidade na gestão por processos

O livro apresenta os conceitos, métodos e instrumentos que podem ser aplicados em um projeto de reestruturação, sistemas e processos em organizações.

Com o objetivo de otimizar a produtividade empresarial, a obra foca em tecnologias inovadoras, como a própria gestão por processos, que incentivam uma reconfiguração de sistemas de informação.

Gostou das dicas? Já leu alguma das obras? Comente!