7 dicas de filmes sobre líderes inspiradores

O que é preciso para ser um bom líder? As histórias de alguns líderes conhecidos mundialmente podem servir de exemplo para quem ocupa um cargo de liderança ou quer tornar-se gestor de sua equipe. Veja as dicas de filmes que contam essas histórias e inspire-se!



A Rainha


Do diretor inglês Stephen Frears, A Rainha retrata os passos de Elizabeth II na situação mais delicada de sua vida. Depois da morte da princesa Diana e o silêncio da Família Real, a imprensa britânica publica notas de repúdio ao isolamento da família, com intuito de vender mais jornais. O resultado foi um distanciamento da população aos líderes britânicos. Com a ajuda do primeiro ministro Elizabeth II toma medidas para mudar essa situação.



A Dama de Ferro


O filme mostra a trajetória política da primeira ministra britânica que lutou para defender seus métodos em uma época governada por homens. Margareth Tharcher foi uma das mulheres mais influenciadoras na Europa e que sempre apresentava fortes declarações. O longa, que venceu dois Oscars, deixa uma mensagem voltada a persistência e determinação.



Steve Jobs


O longa foi dividido em três fases da vida do cofundador da Apple: bastidores do lançamento do computador Macintosh, em 1984; a empresa NeXT, 12 anos mais tarde e o iPod, em 2001. O filme retrata os pontos fracos e fortes do protagonista.



Fome de Poder


O filme traça a trajetória de ascensão de uma das maiores empresas alimentícias do mundo, o McDonald’s. Um vendedor que adquire participação na lanchonete de Richard e Maurice “Mac” McDonald, por meio de atitudes questionáveis, elimina os irmãos do empreendimento e transforma a marca em um gigantesco império. O foco no sucesso é tratado como um dos principais temas do filme.



Lincoln


Abraham Lincoln, responsável pela abolição da escravidão nos Estados Unidos, o 16º presidente foi retratado no longa, como um exemplo de liderança, determinação e envolvido com questões de poder de cada estado. O filme estreado em 2012 se passa durante a Guerra Civil norte-americana e mostra a batalha que Lincoln travava para passar uma emenda à Constituição do país, que acabasse com a escravidão.



Mandela – o caminho para a liberdade


A partir do ponto de vista do famoso líder sul-africano, o filme conta a história da infância de Nelson Mandela até sua ascensão na política, como presidente da África do Sul. O longa ainda mostra a prisão do líder africano que durou 27 anos, resultado da busca pelo apartheid no país. Mandela – o caminho para a liberdade é inspirado na autobiografia do protagonista.



Selma – uma luta pela liberdade


A cinebiografia de Martin Luther King Jr, ativista social e pastor protestante, acompanha as lutas e a história da marcha feita por ele e manifestantes em 1965, que foi da cidade Selma, no interior do Alabama, até a capital Montgomery. O protagonista buscava direitos eleitorais iguais para a comunidade negra nos Estados Unidos. O filme é uma lição de persistência.



Você já assistiu algum desses filmes? Comente!



Se interessou pelo assunto? O MBA Pecege em Gestão de Pessoas está com inscrições abertas. Clique aqui.

09 de Dezembro
19hs
Venture Building e as Startups e lançamento do "PECEGE Go Academy"
Palestrante - Joaquim Henrique da Cunha Filho
10 de Dezembro
19hs
Empreendedorismo como opção de carreira
Palestrante - Anderson Santos
11 de Dezembro
19hs
7 competências para acessar mercado
Palestrante - Eduardo Soriano