A produção da informação como profissão: conheça o infoprodutor

Se você manda muito bem em um tema específico, já pensou em trabalhar com produção da informação? Essa profissão já é uma tendência para o futuro e é conhecida como infoprodutor. E se você está se perguntando exatamente o que esse profissional faz e por que ele está tão em alta, pode ficar tranquilo que vamos tirar todas as suas dúvidas.

Entregar conteúdo de qualidade e planejado para o universo online é um dos maiores desafios do nosso tempo. A concorrência é grande, por isso anda tão difícil conseguir atrair e reter a atenção dos usuários digitais.

Pensando nisso, os especialistas são enfáticos em argumentarem que até os conteúdos que parecem mais naturais são intencionados. Você já pensou nisso? E o motivo é o mesmo: conseguir destaque para ofertar um infoproduto que ensine algo e, consequentemente, aumente e fidelize o engajamento para se tornar autoridade naquele assunto.

Mas e aí, será que você tem o que é preciso para trabalhar com produção da informação e ser um infoprodutor?

Especialista em Marketing Digital?

Mesmo que esse profissional atue no universo online, ele não é considerado – e nem precisa ser – um especialista em Marketing Digital. O infoprodutor, geralmente, é um especialista em sua área de atuação com o bônus de conseguir transmitir conhecimento de forma didática e, claro, monetizada.

E a produção da informação abrange uma pluralidade de plataformas. Vale apostar em cursos, e-books, videoaulas, podcasts e até em lives, que já não estão mais tão populares como há um ano, mas ainda conseguem reunir um grande público se a entrega de conteúdo for relevante.

Produção da informação para gerar autoridade

Se a internet é, hoje, a principal fonte de pesquisa e acesso à informação, então tem muito conteúdo por aí e os consumidores não sabem como escolher o melhor entre as infinitas opções.

E, por conta disso, o mercado está aberto para quem realmente sabe fazer a diferença no cotidiano dos usuários, com ensinamentos aplicáveis e que resolvem problemas. Assim, a produção de informação de qualidade e que facilita rotinas pode levar um especialista a se tornar autoridade online no assunto, o infoprodutor.

As possibilidades de construção dessa imagem são inúmeras, inclusive com espaço para empresas investirem em profissionais especialistas e atrelarem sua marca à relevância desse profissional de produção da informação.

Adaptado à nova realidade

Os modelos de trabalho passaram por grandes mudanças no último ano. A ideia de trabalhar oito horas seguidas todos os dias, em escritórios ou mesmo em home office, com reuniões, processos burocráticos e pouca liberdade criativa já não é o suficiente para algumas pessoas.

Neste cenário, trabalhar com produção de informação, como inforprodutor, tem algumas vantagens:

  • Trabalhar com o que gosta: quem é apaixonado por algum tema ou assunto específico consegue imaginar como seria maravilhoso trabalhar com o desenvolvimento desse conteúdo de forma a contribuir com a vida de outras pessoas. Além disso, a afinidade com o trabalho é essencial para garantir satisfação e influenciar a saúde mental.
  • Rotina flexível: mesmo quando atua em parceria com empresas, o profissional de produção da informação pode ser seu próprio patrão. E quando comparamos com o tradicional regime de CLT, o infoprodutor pode escolher o melhor momento para dedicar seus esforços, de acordo com o que for mais eficiente para sua própria rotina e hábitos.
  • Liberdade: toda essa flexibilização ajuda a aproveitar mais as oportunidades que aparecerem. Afinal, o infoprodutor pode adequar sua agenda e seus compromissos profissionais para ter mais liberdade, inclusive para trabalhar de onde quiser.
  • Parte financeira: muito trabalho e dedicação são fundamentais para o quem trabalha com produção da informação. E, ao contrário de algumas outras profissões, esse empenho pode ser muito bem remunerado. Ao atingir o público certo, a internet não tem barreiras para alcançar cada vez mais pessoas e as chances de sucesso são altas.

Você já tinha pensado em trabalhar com produção da informação? O que achou dessa profissão do futuro? 😉

09 de Dezembro
19hs
Venture Building e as Startups e lançamento do "PECEGE Go Academy"
Palestrante - Joaquim Henrique da Cunha Filho
10 de Dezembro
19hs
Empreendedorismo como opção de carreira
Palestrante - Anderson Santos
11 de Dezembro
19hs
7 competências para acessar mercado
Palestrante - Eduardo Soriano