Blog

7 canais do Youtube para melhorar seus conhecimentos

Para além de influencers famosos, artistas compartilhando vídeos e tutoriais, o Youtube é um espaço rico em conteúdos para quem quer aprender mais. Não por menos, a plataforma hoje possui diversos canais educativos que abordam assuntos variados, desde finanças até preparo para concursos e vestibulares.

As propostas agradam a todos os tipos de perfis e, para vê-las, basta dar o “play” na vontade de aprender. Nesse mar de opções, destacamos algumas que vão dar uma forcinha para quem quer obter mais conhecimentos. Confira a seleção:

Khan Academy

Essa é uma dica para quem já procurou conteúdos educativos na plataforma e avistou algum vídeo da Khan Academy. Essa organização sem fins lucrativos disponibiliza cursos gratuitos nas áreas de Matemática, Ciências e Engenharia, Computação e Economia e Finanças.

A distribuição das aulas é oferecida em diversos idiomas, inclusive em Português. É possível, ainda, contribuir para que o projeto se mantenha vivo, por meio de doações monetárias fixas ou não.

Manual do Mundo

Este canal nasceu com o website criado pelo jornalista Iberê Thenório e sua esposa, a terapeuta ocupacional Mariana Fulfaro, em 2008. Com conteúdos educativos e de entretenimento, eles conquistaram um público composto por diversas gerações.

Manual do Mundo possui mais de 11 milhões de inscritos e toda semana é abastecido com histórias divertidas, experiências, dicas e curiosidades conduzidas pela dupla.

Seja Trainee

Todos que se lançam no mercado de trabalho têm um medo muito comum: estar inseguro para um processo seletivo. Para ajudar nesta etapa nada fácil, o canal traz temas de carreira, trabalho, autoconhecimento e as temidas entrevistas.

Se você quer ter mais acesso aos conteúdos e um melhor preparo para encontrar o emprego que mais se encaixa no seu perfil, o Seja Treinee conta ainda com um site em que são divulgados vídeos, dicas, consultoria e e-books sobre o universo das seleções.

English in Brazil

A professora de inglês Carina Fragozo traz de um jeito divertido ensinamentos básicos e avançados para aqueles que ainda temem ou olham para o inglês como um bicho de sete cabeças.

Um dos melhores pontos do canal é a forma como o conteúdo é repassado. Carina procura sempre mostrar dúvidas comuns e testar as capacidades daqueles que assistem aos vídeos, incluindo na hora da pronúncia e do uso correto dos períodos verbais.

Coursera

Se inglês não é um problema, então o Coursera vai ajudar caso a intenção seja aperfeiçoar a própria formação. Neste canal (e plataforma) é possível ter educação a distância, em qualquer área de interesse.

Apesar de os vídeos no Youtube apenas riscarem a ponta do iceberg, eles dão uma ideia do que é possível obter com acesso premium ao site. Além disso, a plataforma oferece certificados emitidos pela Ivy League (grupo formado por oito das universidades mais prestigiadas dos Estados Unidos).

Na Prática

O canal do Na Prática tem como foco os universitários e recém-formados, mas nele é possível encontrar conteúdos úteis para qualquer fase da carreira, uma vez que trata de temas como autoconhecimento, mercado de trabalho, liderança, conexão, produtividade e propósito.

Produto da Fundação Estudar, o grande diferencial da plataforma é a possibilidade de acesso aos principais executivos do país. Por meio de entrevistas exclusivas, eles explicam suas maiores decisões profissionais.

Casa do Saber

Abastecido com conteúdo semanalmente, o canal conta com professores da Casa do Saber, que entram em cena para defender ideias e questionar certezas, abrindo discussões sobre ciência, cinema, artes, filosofia, história, religião, psicologia, entre outros assuntos.

Esta é uma iniciativa que surgiu há quase 15 anos, quando um grupo de amigos se reuniu para estudar e discutir filosofia. A apresentação é feita pela atriz Maria Fernanda Cândido.

Quais canais do Youtube você acessa para melhorar seus conhecimentos? Conte pra gente nos comentários.