Diploma ou certificado: entenda a diferença de uma vez por todas

Toda atividade acadêmica ou profissional disponibiliza um documento que comprova sua participação e conclusão, que pode ser um diploma ou certificado. Aqui na Faculdade Pecege, você se forma e recebe um diploma do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Legal, né?

Mas não se engane: nem todas as instituições de ensino estão credenciadas para emitir um diploma, por isso acabam oferecendo cursos com certificado. Este não é o nosso caso, certo? A Faculdade Pecege é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), por isso todos os alunos aprovados no TCC (trabalho de conclusão de curso) são diplomados no fim do curso.

E as diferenças não param por aí. O que leva uma instituição a oferecer um diploma ou certificado depende de alguns outros fatores. Acompanhe!

Diploma ou certificado?

Os dois títulos são importantes para sua carreira profissional. Para começar a diferenciá-los, que tal conhecer um pouco mais sobre as características de cada um deles?

Lembre-se que cada momento da sua vida exige um tipo de reconhecimento. Ao pensar em uma graduação, o diploma é muito importante. Contudo, quando falamos em cursos rápidos, de pós-graduação – como MBAs – ou até em cursos livres e palestras, o certificado elimina algumas burocracias.

  • Diploma: além do reconhecimento pelo MEC, o diploma representa seu domínio na área de graduação e permite ir além na carreira formal, nos negócios ou na vida acadêmica. Os profissionais com diploma podem exercer a profissão em todo território nacional.
  • Certificado: este documento é isento de órgãos reguladores. Por isso, os cursos que contam com certificado tendem a apresentarem menor duração. Eles são fundamentais na hora de qualificar seu currículo e deixá-lo ainda melhor em um prazo curto.

Um pouco mais sobre o diploma

Podemos dizer, então, que entre o diploma ou certificado, o primeiro é um título mais formal, que comprova sua formação em uma faculdade credenciada pelo MEC. E isso confere certo status à sua vida profissional.

E depois de formado e com o diploma em mãos? As empresas exigem uma cópia na hora da contratação para confirmar sua capacitação. Ele também influencia no seu piso salarial, por exemplo.

Já para quem quer empreender, é interessante expor o documento em um local em que seus clientes e fornecedores possam vê-lo. Em uma sala de reuniões, perto da sua mesa ou ao fundo das reuniões online, por exemplo.

Pensou em realizar uma pós-graduação? Uma cópia do seu diploma também será solicitada para autorizar sua continuidade nos estudos acadêmicos. Vale lembrar que o diploma é emitido nas seguintes modalidades de formação: bacharelado ou licenciatura e nos tecnólogos.

E o certificado?

Para concluir nosso papo sobre diploma ou certificado, este último não exige uma jornada acadêmica tão ampla. Por isso sua emissão é menos burocrática e pode ser uma boa alternativa enquanto você espera e cursa a graduação que vai te conferir um diploma. Já pensou nisso?

Os certificados agregam valor ao currículo e, geralmente, são emitidos após um curso com certo grau de especialização ou aperfeiçoamento. Os alunos da Faculdade Pecege podem garantir certificados da Plataforma Solution. Semestralmente, os estudantes podem solicitar um curso original para complementar o tema estudado na graduação. Quer saber mais sobre essa parceria? Entre em contato com a gente!

E aí, entendeu tudo sobre o dilema do diploma ou certificado? Na Faculdade Pecege, você sai com diploma de curso superior em apenas dois anos! Saiba mais sobre o nosso curso. As inscrições para o segundo semestre começam em breve!

09 de Dezembro
19hs
Venture Building e as Startups e lançamento do "PECEGE Go Academy"
Palestrante - Joaquim Henrique da Cunha Filho
10 de Dezembro
19hs
Empreendedorismo como opção de carreira
Palestrante - Anderson Santos
11 de Dezembro
19hs
7 competências para acessar mercado
Palestrante - Eduardo Soriano