Nos últimos anos, o Mindfulness ganhou destaque no mercado corporativo e nas instituições educacionais por ser uma técnica de meditação que trabalha a concentração plena. A ideia é o desenvolvimento de um ambiente mais colaborativo e a promoção de melhores resultados, seja no âmbito profissional ou pessoal.

A prática do Mindfulness permite que, se aplicada em equipe, seja criada uma relação de participação conjunta entre os colaboradores ou grupo. Assim, as pessoas ficam mais dispostas para compreender uns aos outros, além de adquirirem mais foco e atenção, especialmente nas tarefas da rotina de trabalho.

Pequenas ações

Para colocar em prática o Mindfulness, é indicado iniciar com pequenas ações pessoais, fazendo o uso da respiração como ferramenta de reconexão da mente e do corpo. A partir disso, a técnica deve ser incluída nas rotinas do dia, inclusive as do trabalho.

Parece muito complicado levar isso à equipe? Então confira alguns exemplos que podem ser desenvolvidos em grupo:

  • Escolha começar o dia percebendo as suas sensações. Observe sua respiração por alguns instantes antes de se levantar;
  • Selecione alguns dias para dirigir ou se deslocar para o trabalho sem música e sem utilizar o celular, observando atentamente o que acontece no caminho. Quando chegar ao seu destino, tire alguns momentos para perceber a respiração antes de sair do carro ou entrar no escritório;
  • Tente comer de forma consciente, atentando-se às cores e ao paladar, mastigando atentamente e sentindo o cheiro dos alimentos;
  • Caminhe entre as reuniões sem olhar e-mails ou textos. Sinta os pés tocarem o chão, o ar na sua pele, bem como a possibilidade de cumprimentar colegas pelos quais você sempre passa;
  • Em sua mesa, enquanto o computador estiver ligado, faça algumas respirações atentas, perceba as sensações no corpo e observe como está sua postura ao se sentar.

Independente das atividades envolvidas no trabalho, todas podem ser feitas com atenção e concentração plena. Estar consciente sobre o presente tornará mais claras e eficientes as ações do dia. Lembrar de colocar sentido nas atividades desenvolvidas também ajudará na produtividade e nos resultados. Tudo isso é Mindfulness.

Benefícios do Mindfulness

Com raízes nas práticas budistas, o Mindfulness está inteiramente ligado ao controle sobre a capacidade de concentração, no presente e nas tarefas. Por esse motivo, muitas empresas adotaram a técnica entre os funcionários.

Ter atenção com mais qualidade interfere de forma positiva na regulamentação e dosagem das emoções e até no bem-estar físico. A qualidade da atenção, por exemplo, pode melhorar o processo decisório e cognitivo, fazendo das tomadas de decisão um exercício mais assertivo e prático.

A técnica no Mindfulness auxilia, ainda, na regulação emocional, impedindo que seu bem-estar pessoal seja afetado por desentendimentos, mágoas ou raiva. Por isso, pesquisas e estudos buscam cada vez mais comprovações científicas dos benefícios ocasionados pela prática do Mindfulness.

Qual a sua experiência com o Mindfulness? Você já conhecia a técnica? Deixe nos comentários o que acha sobre essa prática e sua aplicação nos ambientes corporativos e em grupos!

Mais recentes

Imagem blog

A importância dos estágios e oportunidades de colocação na faculdade

Quando os estudantes ingressam no ensino superior, uma das primeiras coisas que geralmente vêm à mente é a carreira que ir...
Imagem blog

Digitalização: possibilidades profissionais do mundo conectado

A digitalização mudou os paradigmas do trabalho na sociedade contemporânea, ampliando as possibilidades p...
Imagem blog

O mundo digital e a importância de uma formação sólida

Vivemos na era da informação, onde a tecnologia avança a passos largos e transforma o modo como nos comunicamos, trabalham...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3366

Segunda a sexta-feira, das 8h às 23h

infosfaculdade@pecege.com