Profissional multi-habilidades: você sabe como ser um?

Multitarefas, multifuncional ou qualquer outro termo parecido. A cada dia, uma nova nomenclatura surge para definir como ser um profissional de destaque no mercado de trabalho. Mas já parou para pensar que dominar diversas tarefas não é nada sem um foco? Então, que tal tentar ser um profissional multi-habilidades?

Antes de torcer o nariz para mais esse termo, entenda que ele não tem o mesmo significado que os dois apresentados inicialmente. Essa competência é relacionada à polivalência, ou a capacidade de enfrentar diversos desafios em mais de uma função.

Sim, nós garantimos que não significa ser multitarefas, ou conhecer um pouco de tudo sem se aprofundar em nada. Ser multi-habilidades é manter sua especialidade principal sempre afiada e ainda buscar outros conhecimentos e habilidades além das técnicas. É desenvolver seu pessoal ao máximo para incrementar o seu profissional.

Quer entender melhor? Explicamos a seguir.

Extensão do conhecimento

Se você consegue exercer várias funções e ao mesmo tempo desenvolver progressivamente habilidades e conhecimentos novos, isso já é um exemplo de multi-habilidades. Aplicada ao trabalho, essa competência multiplica as habilidades a partir de conhecimento adquirido e criatividade – habilidade essencial para resolver situações mais complexas.

E você já sabe o quanto a criatividade é um aliado para qualquer profissional. Falamos sobre ela aqui e aqui.

Um profissional multi-habilidades está sempre fora da zona de conforto, mesmo sabendo sobre suas limitações. Ele tenta ampliar sua atuação e entende que precisa ter mais conhecimentos na mesma medida em que cresce ou aceita novos desafios.

Como ser multi-habilidades?

Para se tornar um profissional multi-habilidades, é importante buscar sempre por mais conhecimento, mais experiências e mais desafios. E nessa busca, não basta apenas aprender, mas também entender que técnicas não são nada sozinhas: elas precisam de dedicação, inteligência comportamental e, acima de tudo, entendimento sobre limitações individuais.

Então, na prática, é possível tirar o melhor de treinamentos, formações, cursos, workshops e vivências diárias com pessoas que são capazes de completar o seu perfil. É junto de boas influências que podemos identificar as oportunidades do ambiente.

E com algumas dicas, você pode começar a trabalhar seu lado multi-habilidades para se destacar. Veja como:

Contribua de forma genuína

Todo mundo fala sobre proatividade e o quanto ela é importante para o destaque pessoal. No entanto, essa ação só faz sentido quando feita de forma sincera e não movida por interesse.

Ser proativo é ter iniciativa para ajudar a solucionar problemas, ainda que eles não sejam diretamente ligados a você ou à sua função. Mas isso só vai fazer sentido se existir a vontade genuína de contribuir com os resultados e não apenas se beneficiar deles.

A rede de contatos

Construir uma rede de contatos não é só importante para ter com quem contar no mercado, mas também para trabalhar as relações interpessoais, que são fundamentais em qualquer pessoa multi-habilidades.

As conexões reais melhoram nossa comunicação e trazem destaque para as ações que praticamos diariamente, pois quem te observa fala sobre você. Outro ponto legal sobre pensar nos relacionamentos é que eles geram noção de liderança e espírito de equipe, pontos fundamentais quando falamos sobre trabalho com mais pessoas.

Capacitação constante

Para qualquer profissional, a capacitação é um processo permanente, principalmente para tornar os conhecimentos cada vez mais amplos e profundos.

Sendo multi-habilidades, uma pessoa pode atuar em diversas frentes e ainda se renovar constantemente, seja descobrindo e aplicando uma tendência ou mostrando que uma tarefa pode ser mais simples e eficiente a partir de uma nova visão.

Um profissional multi-habilidades pode participar e influenciar decisões em todas as áreas de uma empresa, desde o marketing até o setor de processos produtivos, por isso é sempre bom deixar claro que suas competências são tão extensas quanto sua versatilidade.

Também conhecidos como profissionais generalistas, eles estão se destacando no mercado de trabalho e ganhando mais do que especialistas desde 2016, segundo um estudo publicado na Harvard Business Review.

Você quer se tornar um profissional multi-habilidadades? Converse conosco e conheça o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

09 de Dezembro
19hs
Venture Building e as Startups e lançamento do "PECEGE Go Academy"
Palestrante - Joaquim Henrique da Cunha Filho
10 de Dezembro
19hs
Empreendedorismo como opção de carreira
Palestrante - Anderson Santos
11 de Dezembro
19hs
7 competências para acessar mercado
Palestrante - Eduardo Soriano