O que fazer depois da faculdade – uma lista com opções para você se desenvolver

Dois anos passaram voando, o curso terminou e você não sabe o que fazer depois da faculdade? Calma! É natural que em cada etapa da nossa vida nós nos preocupemos com o próximo passo. Isso é planejamento. Por isso, agora que você concluiu ou está prestes a concluir sua jornada pela Faculdade Pecege, é comum se perguntar sobre a próxima fase.

E se você ainda não está inserido no mercado de trabalho, que tal avaliar algumas opções do que fazer para se desenvolver pessoal e profissionalmente, melhorar o currículo e conquistar seus objetivos?

Aqui no blog da Faculdade Pecege nós já conversamos sobre como preparar um currículo atrativo mesmo que com pouca experiência, certo? Também já te contamos que alguns hobbies são interessantes de se incluir no currículo e que algumas empresas já estão de olho.

Pensando em tudo isso, quer saber como decidir o que fazer depois da faculdade?

Três passos para começar

Para responder essa pergunta, você precisa definir, em primeiro lugar, aonde quer chegar. Estipular objetivos requer uma boa dose de conhecimentos e é o ponto inicial de qualquer jornada. Essa etapa é importante para alinhar seu propósito e valores com suas ações.

Em segundo lugar, entenda o que é preciso para chegar lá. Quais passos práticos vão te levar aonde você deseja? Claro que você pode mudar de ideia no caminho, mas esse tipo de planejamento, mesmo que seja refeito no futuro, ajuda a visualizar os desafios e pontos críticos para você se preparar da melhor maneira possível.

O terceiro e último passo é avaliar todas as opções. Por isso elaboramos uma lista de possibilidades para você escolher o que fazer depois da faculdade e traçar os objetivos do primeiro passo. Vamos lá?

Já é hora de encarar uma pós-graduação?

Como o próprio nome já diz, uma pós-graduação é um curso que vem depois da graduação. E ele pode ser Stricto sensu, como mestrados e doutorados, ou Lato sensu, que são os cursos de especialização e MBAs.

É comum associarmos os cursos de mestrado e doutorado com carreiras acadêmicas, voltadas para pesquisa ou para a sala de aula. Esses cursos exigem mais tempo de dedicação e desenvolvem conhecimento específico, estrito.

Já os cursos de especialização e MBAs são voltados para o segmento de gestão, negócios e empresas, direcionado para profissionais que querem se preparar para serem líderes ou gestores. Um dos grandes diferenciais do MBA é a construção de uma rede de contatos que pode abrir portas e gerar novas oportunidades de negócios.

E se você gostou da experiência com a Faculdade Pecege, que tal conhecer os cursos do MBA USP/Esalq? Eles também são administrados pelo Pecege, por meio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). São 12 opções de curso, com aulas ao vivo e provas online. Clique aqui para saber mais e conheça todos os diferenciais e benefícios da instituição.

Como está sua fluência em outros idiomas?

Não é novidade para ninguém que vivemos em um mundo globalizado e que entender o outro é um grande diferencial. Assim, saber utilizar o português corretamente é importante, e um primeiro passo para se destacar em meio à concorrência.

Analisando o cenário mundial, não é difícil constatar que o inglês também é idioma fundamental para quem quer se sobressair no mercado, especialmente no meio das grandes multinacionais.

E falar um terceiro idioma pode ser a “cereja do bolo” que seu currículo precisa. É difícil escolher entre muitas opções? Pense nos seus objetivos. O espanhol pode ser mais fácil pela nossa proximidade léxica, assim como outros idiomas de raízes comuns, como o italiano.

Mas também é necessário analisar o mercado que você quer se inserir. Se tem vontade de trabalhar, por exemplo, na Ericsson, vale saber que a sede da empresa fica na Suécia. Por isso é muito importante definir seu objetivo e estudar muito bem antes de elaborar as ações necessárias para conquistá-lo.

Considere cursos rápidos

Alguns temas vistos durante as aulas podem ajudar na hora de definir o que fazer depois da faculdade. Com os cursos rápidos você pode experimentar diferentes temas e definir se eles são definitivos para sua carreira ou não.

Afinal, muitos deles não exigem que você se especialize posteriormente e entregam conteúdo para você já começar a atuar. É o caso dos cursos da Plataforma Solution. Esse produto também tem a qualidade Pecege e funciona como uma curadoria de conteúdos. Você escolhe o que quer consumir de acordo com seu nível de conhecimento sobre o assunto. Muito legal, né?

Saiba mais sobre a Plataforma Solution clicando aqui!

Tem vontade de sair do país?

Viajar é uma delícia e este sonho aparece em muitas listas que elencam sugestões sobre o que fazer depois da faculdade. Se for a turismo, procure extrair o máximo de informações e vivências em culturas diferentes ou se desafie em atividades que nunca fez. Aproveite a oportunidade para desenvolver seu lado pessoal e garantir experiências inesquecíveis.

Mas se você quiser juntar o passeio com o aprendizado de algum idioma, tema específico ou até com trabalho, vale conhecer os programas de intercâmbio. Você decide quanto tempo quer ficar, o que quer fazer e ainda consegue encaixar o turismo nas horas vagas. Viajar pode te ajudar nesse processo de definição de próximos passos.

Que tal ajudar quem precisa?

O voluntariado também pode abraçar mais de uma dessas ideias que selecionamos sobre o que fazer depois da faculdade. Você pode combinar o voluntariado com um intercâmbio e aprender um novo idioma. Ou pode investir em uma instituição mais local para testar suas habilidades e trabalhar seu autoconhecimento para planejar a próxima etapa.

O trabalho voluntário é uma experiência muito enriquecedora que trabalha nossos níveis de entrega, empatia, cidadania e solidariedade. E todos esses fatores são muito importantes de serem trabalhados, tanto na nossa vida pessoal quanto profissional.

Já pensou em empreender?

Durante as aulas da Faculdade Pecege, você aprendeu muito sobre empreender e ter o seu próprio negócio, não é mesmo? Então, será que chegou a hora de colocar tudo isso em prática? Vale estudar e entender todos os ônus e bônus de embarcar nessa jornada de empreendedorismo e coletar o máximo de informações que puder sobre sua ideia de negócio, a concorrência e seu público.

Bônus: o que NÃO fazer depois da faculdade

Assim como saber o que fazer depois da faculdade, também é necessário saber o que NÃO fazer. E a dica é: não relaxe demais a ponto de se acomodar. Sabemos que você deve ter abdicado de horas de sono e momentos de lazer para dar conta de todas as tarefas da graduação, mas cuidado ao tentar colocar tudo isso em dia. O caminho para o sucesso precisa de dedicação constante.

Mas também não precisa ficar obcecado com trabalho ou com o próximo passo a ponto de não conseguir curtir essa conquista e se permitir, sim, relaxar um pouco. Tudo na vida precisa de equilíbrio.

E aí, já decidiu o que fazer depois da faculdade? Estamos curiosos, conte para a gente!

09 de Dezembro
19hs
Venture Building e as Startups e lançamento do "PECEGE Go Academy"
Palestrante - Joaquim Henrique da Cunha Filho
10 de Dezembro
19hs
Empreendedorismo como opção de carreira
Palestrante - Anderson Santos
11 de Dezembro
19hs
7 competências para acessar mercado
Palestrante - Eduardo Soriano