Postura de SMS: como o celular influencia nosso corpo

Se trombar com algum objeto ou pessoa enquanto está com a cabeça abaixada, quase dentro da tela do celular, já não é uma novidade para você, talvez seja melhor você ficar de olho na sua postura de SMS.

Com o crescimento do uso dos smartphones, o corpo humano foi influenciado pelo tempo que ficamos olhando para nossos celulares e tablets. O peso da nossa cabeça acaba forçando a região cervical (porção da coluna vertebral que forma o pescoço).

Essa síndrome já é conhecida e estudada por fisioterapeutas e especialistas há alguns anos e, ao contrário do que o nome sugere – postura de SMS –, a troca de mensagens de texto nos dispositivos móveis não são as únicas responsáveis por essa alteração.

Outras ações

É comum pensarmos em outras atividades não tão modernas que também exigem que olhemos para baixo, como algumas posições de dirigir ou então de leitura. Essas ações, no entanto, são mais pontuais e, por serem atividades únicas, acabam cansando antes de fazerem muito mal à postura.

Nos dispositivos móveis, podemos realizar várias atividades em uma mesma plataforma (e até ao mesmo tempo), diferentemente de um livro, por exemplo, que só nos permite a ação de ler.

Sem perceber, um aplicativo leva a outra e você passa muito mais tempo encarando uma tela de celular do que passaria lendo um livro. Por isso, vale tentar prevenir a inflamação dos tecidos do pescoço, responsável pela tensão muscular e consequente alteração natural na curvatura.

Para as crianças, a atenção com a postura de SMS deve ser redobrada. Afinal, elas ainda estão em fase de crescimento e podem apresentar danos permanentes à região cervical.

Sintomas e consequências

Além da alteração física, os próximos sintomas da postura de SMS incluem dores nas costas, ombros e região cervical. E, como nossa coluna vertebral tem ligação com o resto do corpo, se esses primeiros sinais não forem tratados com atenção, eles podem evoluir para situações mais graves, como:

  • Desgaste prematuro da coluna
  • Surgimento de hérnias de disco
  • Redução da capacidade pulmonar
  • Dores de cabeça
  • Doenças cardíacas

Como prevenir

A melhor maneira de tratar a postura de SMS começa com a prevenção, já que qualquer atividade feita olhando para baixo durante longos períodos coloca um peso excessivo no pescoço. Confira algumas dicas:

  • Segure o celular na altura da linha dos olhos. Isso vale para todas as telas, desde dispositivos móveis como tablets até computadores e televisões.
  • No escritório ou em casa, certifique-se de estar olhando para frente quando estiver olhando para uma tela. Alinhe a cabeça com os ombros e coluna.
  • Faça intervalos e deixe seu celular e notebook de lado durante esses períodos. Se ficar mais fácil, coloque alarmes e despertadores no próprio celular para se lembrar de se levantar e ficar sem os dispositivos a cada 30 ou 45 minutos.

Como exercitar

Praticar exercícios físicos ajudam tanto na prevenção quanto no tratamento da postura de SMS. Veja algumas dicas:

  • Comece com alongamentos e exercícios para o pescoço, ombros e braços.
  • Fortaleça os músculos que dão sustentação para o tronco como um todo, como os abdominais e a parte inferior das costas.
  • Esses músculos não são exercitados normalmente nas nossas atividades diárias, por isso é interessante selecionar exercícios específicos para esse fortalecimento.

O ideal é que as atividades físicas sejam acompanhadas e supervisionadas por um profissional, como fisioterapeutas e educadores físicos. Fique atento, pois a falta de orientação pode ocasionar novos problemas.

Você já conhecia a postura de SMS? Comente!