Processos Gerenciais: o que faz o profissional da área?

Você sabe o que faz um profissional de Processos Gerenciais? No Brasil, a área é relativamente nova, mas tem conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho e a atenção dos profissionais que querem construir uma carreira promissora.

A verdade é que, de maneira frequente, empresas têm procurado profissionais de Processos Gerenciais e áreas semelhantes para agregar ao negócio visando desenvolvimento e sustentabilidade.

Pensando nisso, separamos alguns pontos para explicar mais sobre a área, suas formas de atuação e a relevância no meio corporativo. Conheça!

A área de Processos Gerenciais

Processos Gerenciais é uma das principais áreas da Gestão de Negócios e está ligada diretamente à capacidade de administrar empresas com foco em torná-las competitivas e atrativas ao mercado.

Assim, o profissional pode atuar na parte de gestão de processos de qualquer negócio, seja de microempresas ou grandes corporações, aplicando as metodologias, técnicas e práticas, com foco no alcance de bons resultados.

O profissional de Processos Gerenciais

Com o objetivo de realizar uma boa gestão da organização e um desempenho positivo nas operações, o profissional de Processos Gerenciais atua com as seguintes funções:

  • Analisar e avaliar os ambientes externo e interno da empresa, formulando objetivos claros e estratégias de desenvolvimento
  • Administrar processos organizacionais e sistemas das organizações
  • Desenvolver e gerir processos logísticos
  • Melhorar os processos organizacionais a fim de otimizar recursos
  • Desenvolver e melhorar sistemas, além da gestão do conhecimento, redesenho de projetos e melhorias
  • Promover mudanças organizacionais de acordo com o planejamento
  • Realizar vistorias, perícias e emitir laudos baseados no parecer técnico estabelecido
  • Monitorar tendências de mercado e concorrência
  • Controlar orçamentos
  • Acompanhar dados contábeis e financeiros da empresa
  • Liderar equipes de trabalho

Já deu para perceber que um bom profissional de Processos Gerenciais é fundamental para uma empresa ou negócio, já que auxilia na compreensão da relação entre metas e recursos, além da adoção de melhores práticas para alcançá-las e no alcance do potencial máximo da capacidade de produção.

Por isso, o cargo exige que o profissional identifique potenciais riscos e os corrija integralmente para evitar prejuízos. Além disso, ele é essencial para aumentar a lucratividade da empresa e torná-la competitiva frente à concorrência.

Quanto ganha um profissional de Processos Gerenciais?

Com todas as atribuições do profissional de Processos Gerenciais e sua essencialidade para os negócios, você já deve estar se perguntando quanto ganha um profissional da área, certo? Então, vai gostar de saber que o cenário é extremamente promissor, a começar pelo salário médio:

  • Profissional em formação: os conhecidos estágios, que são a opção ideal para quem ainda está estudando, têm um salário médio mensal de R$ 967,75, de acordo com o site da Catho.
  • Profissional graduado: com a graduação concluída, um profissional atuante na área de Processos Gerenciais pode conseguir um salário de até R$ 6 mil, aproximadamente, de acordo com o site Educa Mais Brasil.

Outro fator que faz o cenário ser positivo é a possibilidade de atuação em diferentes áreas.

Áreas de atuação

A formação em Processos Gerenciais utiliza um modelo de ensino multidisciplinar, com objetivo de formar profissionais capacitados em diversas áreas e antenados com o contexto empresarial, criando assim oportunidades diferenciadas de trabalho. Confira algumas possibilidades:

  • Administração: para o setor administrativo, cabe ao profissional trabalhar com a gestão de negócios, por meio da criação de planos empresariais e políticas organizacionais.
  • Logística: os Processos Gerenciais caminham junto ao setor logístico, e, dessa forma, cabe ao profissional trabalhar para melhorar a eficiência das atividades e recursos logísticos, como armazenamento, compras e entregas, transportes, além da relação com fornecedores e outras atribuições.
  • Contábil: o profissional pode atuar na área contábil utilizando os conhecimentos financeiros adquiridos durante o curso para diferentes segmentos e tomadas de decisão dentro da empresa.
  • Recursos Humanos: o profissional de Processos Gerenciais é capaz de desenvolver e gerir políticas internas voltadas aos colaboradores e com foco em estimular um clima organizacional positivo.

Quais as especializações possíveis para o profissional de Processos Gerenciais?

Como você viu, o curso abre uma gama de possibilidades para sua carreira. Com a graduação, você terá contato com diversas áreas de atuação e poderá escolher onde se especializar, com opções como Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Gestão de Negócios, Finanças e muito mais!

E, então, está animado para trilhar uma carreira promissora?

Inscreva-se agora no curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e comece a transformar seu futuro hoje mesmo!

09 de Dezembro
19hs
Venture Building e as Startups e lançamento do "PECEGE Go Academy"
Palestrante - Joaquim Henrique da Cunha Filho
10 de Dezembro
19hs
Empreendedorismo como opção de carreira
Palestrante - Anderson Santos
11 de Dezembro
19hs
7 competências para acessar mercado
Palestrante - Eduardo Soriano