Redes sociais e educação: tecnologia na América Latina

As redes sociais já são parte dos sistemas de educação a distância e os alunos e professores, especialmente da graduação, são diretamente influenciados pelas ferramentas tecnológicas. Esse tema foi o foco do estudo da doutora em Ciência Agrícolas Maria Alejandra Moreno-Pizani, um dos destaques na 1ª Mostra Acadêmica da Faculdade Pecege.

“Caracterización del uso de las redes sociales en las IES modalidad EAD en América Latina” é o nome do trabalho apresentado, produzido em língua espanhola.

O objetivo do estudo foi caracterizar a situação atual da aplicação das redes sociais nas Instituições de Educação Superior (IES) na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com foco na América Latina e Caribe.

Presença

Identificar a presença das instituições com EAD nas redes sociais é o primeiro passo para compreender como a divulgação e interação podem ajudar a orientar as estratégias competitivas para inserção das instituições brasileiras no cenário da América Latina.

Para isso, a organizadora do estudo estabeleceu dois parâmetros qualitativos: tipo de instituição (pública ou privada) e as redes sociais em que estão disponíveis as informações sobre os cursos a distância.

Análise

Foram analisadas informações disponíveis de 257 cursos de EAD, de 3,2 mil instituições de ensino superior de 21 países. O trabalho observou que 53% dos sites das IES privadas utilizam redes sociais, majoritariamente o Facebook. Twitter, Youtube e Instagram aparecem nas seguintes colocações.

1ª Mostra Acadêmica

Com o tema “Gestão em Movimento”, a Mostra Acadêmica ocorreu de 7 a 11 de outubro, na sede do Pecege, em Piracicaba/SP.

A graduação oferecida pela Faculdade Pecege busca formar profissionais competentes e atualizados. Com programa de ensino descomplicado, rápido e aplicável, capacita para compreensão dos processos que ocorrem dentro de uma empresa e no desenvolvimento do empreendedorismo.

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais proporciona a formação de multiespecialistas. Isso quer dizer que o profissional estará apto a atuar em diversas áreas de uma empresa como logística, recursos humanos, finanças, marketing, entre outras.