Desempenho em segurança e saúde no trabalho

A segurança é um aspecto muito importante da vida em sociedade, especialmente no ambiente corporativo. Sabendo disso, as alunas Gisele dos Anjos Rodrigues, Jessica dos Anjos Rodrigues e Sabrina Pereira desenvolveram o trabalho Proposta de Implantação adaptada das normas OHSAS 18001 e ISO 45001 em uma distribuidora de insumos farmacêuticos, que foi destaque na 1ª Mostra Acadêmica da Faculdade Pecege.

Sob orientação do professor Alexandre Rodrigues da Silva, o estudo se guiou pela ótica de que a implantação de norma nas organizações pode contribuir para a melhoria da segurança e da qualidade de vida dos colaboradores.

Normas

No estudo do propósito foi considerada a norma internacional OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessments Series – Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional), oficialmente publicada pela BSI (British Standards Institution). Essa cláusula lista requisitos para saúde e segurança no trabalho e foi desenvolvida em compatibilidade com a ISO 9001 e a ISO 14001.

A pesquisa das alunas afirma que a adoção dessa norma favorece o compromisso da organização na resolução dos riscos ambientais, saúde ocupacional e segurança de seus colaboradores, com foco em itens como:

  • planejamento da identificação de perigos, avaliação de riscos e controles de riscos;
  • estrutura e responsabilidade;
  • treinamento, conscientização e competência;
  • consulta e comunicação;
  • controle operacional;
  • prontidão e respostas a emergências;
  • medição de desempenho, monitoramento e melhoria.

Problemática

Por outro lado, a ISO 45001 é uma norma internacional destinada a ajudar as organizações a melhorar o desempenho em Segurança e Saúde no Trabalho e foi desenvolvida pelo Comitê de Projetos ISO PC 283, envolvendo 50 países e organizações internacionais, incluindo a OIT (Organização Internacional do Trabalho).

O objetivo do trabalho foi propor uma forma adaptada de implantação das normas OHSAS 18001 e ISO 45001 em uma empresa distribuidora de insumos farmacêuticos.

Para isso, as idealizadoras tomaram como referência essas duas normas e a literatura relacionada. Como resultado, chegaram a uma proposta de implantação para a empresa Florien, que está no mercado farmacêutico há mais de 22 anos, atuando como distribuidora de fitoativos.

Conclusão

Segundo o estudo, apesar de não possuir nenhuma certificação, a empresa constantemente segue algumas regras para o melhor bem-estar de todos os colaboradores.

Inicialmente, foram observadas essas características da empresa para se definir os requisitos mais adequados para ela. Com base nisso, a proposta estruturou-se nos processos relacionados à saúde e segurança dos colaboradores, assim como no planejamento e controle operacional e na preparação e respostas a emergências.

1ª Mostra Acadêmica

Com o tema “Gestão em Movimento”, a Mostra Acadêmica ocorreu de 7 a 11 de outubro, na sede do Pecege, em Piracicaba/SP.

A graduação oferecida pela Faculdade Pecege busca formar profissionais competentes e atualizados. Com programa de ensino descomplicado, rápido e aplicável, capacita para compreensão dos processos que ocorrem dentro de uma empresa e no desenvolvimento do empreendedorismo.

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais proporciona a formação de multiespecialistas. Isso quer dizer que o profissional estará apto a atuar em diversas áreas de uma empresa como logística, recursos humanos, finanças, marketing, entre outras.