A 1ª Mostra Acadêmica da Faculdade Pecege recebeu o trabalho “Análise Multicritério Aplicada à Priorização de Práticas para o Controle de Perdas de Água”. Desenvolvido pelos alunos Aline Doria de Santi e Ivens de Oliveira, sob orientação do professor Tadeu Fabrício Malheiros, o estudo foi destaque durante o evento.

A atividade se baseou nos desafios das operadoras de saneamento, que passam por anos de escassez hídrica e necessidade de economia na operação dos sistemas. Isso faz com que os canais de distribuição precisem apresentar estratégias para controlar os níveis de perdas de água.

As possibilidades de soluções englobam desde ações mais simples até as mais complexas e que demandam investimentos e corpo técnico adequado para aplicação. É neste cenário que entram os modelos multicritérios, alternativas promissoras no planejamento do setor de saneamento.

Método utilizado

A pesquisa desenvolveu o estudo aplicando o método multicritério mais utilizado atualmente: o Analytical Hierarch Process. Foram selecionados como objetos da análise quatro alternativas de controle de perdas de água e quatro critérios de seleção.

Para garantir a qualidade do trabalho e a aplicação do método, a pesquisa foi acompanhada durante todo o tempo pelo agente responsável pelo controle de perdas da operadora de água utilizada como estudo de caso, que participou ativamente do processo.

Processamento dos dados

A partir dessa coleta de dados, as informações são processadas e aplicadas às fórmulas do método multicritério. Com base nisso, ocorre a hierarquização dos modelos matemáticos e computacionais de simulação de vazamentos como alternativa de controle de perdas de água com melhor custo-benefício para o caso analisado no trabalho.

Conclusão

O estudo demonstrou que o método multicritério aplicado foi eficiente e que essas alternativas podem ser ferramentas de apoio à tomada de decisão no controle de perdas de água.

Sua aplicabilidade pode ser benéfica principalmente em situações com baixa disponibilidade de recursos financeiros, em que a seleção da alternativa de controle deve alcançar o melhor desempenho para assegurar a sustentabilidade econômica e ambiental da operadora de água.

Contudo, vale analisar caso a caso, já que os resultados da aplicação dos métodos multicritérios variam de acordo com as distintas realidades dos sistemas de abastecimento de água.

1ª Mostra Acadêmica

Com o tema “Gestão em Movimento”, a Mostra Acadêmica ocorreu de 7 a 11 de outubro, na sede do Pecege, em Piracicaba/SP.

A graduação oferecida pela Faculdade Pecege busca formar profissionais competentes e atualizados. Com programa de ensino descomplicado, rápido e aplicável, capacita para compreensão dos processos que ocorrem dentro de uma empresa e no desenvolvimento do empreendedorismo.

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais proporciona a formação de multiespecialistas. Isso quer dizer que o profissional estará apto a atuar em diversas áreas de uma empresa como logística, recursos humanos, finanças, marketing, entre outras.

Mais recentes

Imagem blog

Digitalização de empresas: o presente e o futuro da economia de mercado

Diante da evolução tecnológica, existe uma tendência de digitalização de empresas. É possível perceber esse movimento...
Imagem blog

Desenvolvedor Full Stack: o profissional multitarefa

Empresas buscam cada vez mais por profissionais que tenham habilidades em diversas áreas para uma atuação multidisciplinar...
Imagem blog

Confira as Soft Skills valorizadas nas carreiras em tecnologia

Soft Skills é o termo que se popularizou entre recrutadores e profissionais para identificar habilidades que desenvolvemos a...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3366

Segunda a sexta-feira, das 8h às 23h

infosfaculdade@pecege.com