Transformando sonhos em sucesso

A Faculdade Pecege tem uma longa de lista de alunos que transformaram sonhos em exemplos de verdadeiro sucesso. Todos que passam pelo Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais passam, também, por uma enorme transformação profissional. No caso dos profissionais que atuam em uma organização, esta transformação pode ser para inovar e colocar em prática o intraempreendedorismo, ou pode ser para colocar a mão na massa e abrir seu próprio negócio

Um destes exemplos é o ex-aluno da Faculdade Pecege Luccas Henrique Bruno, dono da Pássaro e Cia Agropet/Banho e Tosa, em Piracicaba (SP). “Ingressei na Faculdade Pecege com muito desejo de, realmente, sair diferente de como entrei”, conta ele.

O início

“Conheci a instituição por meio de um colaborador, que me explicou, com muita dedicação e firmeza, cada detalhe da Faculdade Pecege e do perfil empreendedor dos alunos”, explica Bruno.

Ele começou seus estudos na instituição no primeiro período letivo de 2019 e pode vivenciar em primeira mão o valor que é dado ao potencial de cada aluno na Faculdade Pecege. “Me inscrevi no vestibular e fiz uma entrevista com o professor Pedro Marques (diretor da Faculdade Pecege) como parte dessa etapa. Me senti muito confiante e valorizado.”

Além de uma prova que deve ser agendada, para entrar na Faculdade Pecege os candidatos precisam fazer uma entrevista individual com a diretoria da organização, a fim de partilhar expectativas e objetivos, pessoais e profissionais.

O objetivo é que a instituição conheça a fundo as habilidades de aptidões de seus alunos, de modo a conseguir desenvolver ainda mais o potencial de cada um dos estudantes durante o curso.

O curso

Apesar do sucesso, a trajetória de Bruno na Faculdade Pecege não foi fácil.

Bruno conta que, apesar de fantástica, a jornada que se iniciou após a entrevista não foi fácil. “Todos sabem que a vida de empreendedor não é fácil. Então, eu trabalhava todo dia, o dia todo. Saía do trabalho e ia direto para a Faculdade. Várias vezes deixei minha esposa gestante em casa para poder aproveitar tudo que a instituição oferecia”, comenta ele.

Durante todo o curso, os alunos da faculdade também contam com diversos outros conteúdos além das aulas, como palestras, eventos e workshops. Mesmo depois de formados, os alunos continuam convidados a participar destes eventos relacionados ao mundo dos negócios, de modo a mantê-los atualizados e para compartilhar experiências.

Dois destes eventos são promovidos diretamente pela faculdade. Na Semana do Empreendedorismo, os alunos concluintes do curso devem fazer a apresentação oficial de seus pitches de planos de negócios. O processo é parecido com o da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas a análise é feita como uma simulação de uma apresentação para investidores reais.

O outro evento é a Mostra Acadêmica, na qual alunos de graduação e pós-graduação de qualquer instituição de ensino podem enviar trabalhos. Também são recebidos profissionais do mercado e empreendedores, com o objetivo de promover um ambiente ideal para que seja feito um networking e o compartilhamento de ideias aplicáveis ao mercado.

“Com tudo isso, me dediquei ao máximo para aproveitar cada matéria, cada oportunidade e cada detalhe da Faculdade Pecege”, comenta Bruno, que participou da primeira Mostra Acadêmica. O temo do trabalho apresentado por ele foi o “Estudo do uso eficiente de água nos serviços para banho e tosa”

Seu trabalho recebeu um prêmio da instituição, mas não foi só isso. “Além do reconhecimento da própria Faculdade Pecege, meu trabalho também foi divulgado internacionalmente. Ele foi publicado na revista norte-americana Journal of Business and Economics, na edição de novembro de 2020”, celebra ele.

Plano de negócios

Como já era proprietário de uma empresa e trabalhava no setor de pet shop e banho e tosa, Bruno utilizou sua expertise na elaboração de seu plano de negócios. “Meu trabalho final foi elaborado com base na minha própria empresa, que existe há mais de 18 anos, mas que completou, em dezembro de 2021, seis anos sob minha administração”, explica ele.

Ele também conta sobre o objetivo de seu trabalho: “Elaborei meu plano de negócios focado em padronizar processos e realizar a reestruturação administrativa e de layout da empresa. Utilizei todas as ferramentas de Marketing e todo o conhecimento de como gerenciar de forma correta uma empresa, aprendidos durante o curso na Faculdade Pecege.”

Com tanto esforço aplicado, o resultado só poderia ser um: um sonho realizado. “Quando coloquei meu plano de negócios em prática realizei um sonho. Tudo foi feito no nosso tempo, no nosso ritmo, conforme nossas condições, mas posso dizer que houve uma mudança da água para o vinho. Toda a estruturação, o padrão e a forma de administrar rendeu bons frutos para mim e para mim empresa.”, comemora Bruno.

Pecege Go Academy

Bruno se destacou entre os alunos da Faculdade Pecege.

Após a conclusão do curso, Bruno continuou recebendo suporte da Faculdade Pecege através do programa Pecege Go Academy. Por meio desta iniciativa, os alunos são acompanhados durante todo o curso e aquele que se destacam nos pitches até mesmo após o egresso da instituição, como aconteceu com Bruno.

“Meu plano de negócios foi escolhido como o mais bem elaborado e apresentado. Assim, tive a oportunidade de participar de uma mentoria empresarial com o programa Pecege Go Academy, após minha conclusão de curso na Faculdade Pecege”, explica ele.

O objetivo desta iniciativa é que os profissionais que passam pela faculdade desenvolvam habilidades de empreendedorismo e inovação, de modo que consigam aplicá-las no mundo real, seja na empresa em que já trabalham ou para começarem o próprio negócio.

“Foi uma oportunidade única e muito especial. Me proporcionou um networking indiscutível com a equipe do próprio Pecege, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e com outros empresários, além de render muitos frutos e conhecimento”, conclui Bruno.

“Sou muito grato a todos os professores, coordenadores, diretores e amigos que fiz na Faculdade Pecege, pois eles me ajudaram em cada detalhe, em cada conquista, e em todo conhecimento que adquiri durante esses dois anos de curso.”

09 de Dezembro
19hs
Venture Building e as Startups e lançamento do "PECEGE Go Academy"
Palestrante - Joaquim Henrique da Cunha Filho
10 de Dezembro
19hs
Empreendedorismo como opção de carreira
Palestrante - Anderson Santos
11 de Dezembro
19hs
7 competências para acessar mercado
Palestrante - Eduardo Soriano