Uso eficiente de água em pet shops

A gestão inteligente da água nos processos produtivos é uma proposta que quantifica e localiza o consumo hídrico no desenvolvimento de atividades comerciais. Com isso ela implementa estratégias para reduzir o desperdício de água e fazer um uso mais eficiente deste recurso.

Desenvolvido por Felipe Scalzo Marra e Luccas Henrique Bruno, o estudo do uso eficiente de água nos serviços para banho e tosa esteve entre os destaques da 1ª Mostra Acadêmica da Faculdade Pecege. Sob supervisão de Maria Alejandra Moreno Pizani e Pedro Marques, o trabalho trouxe estratégias de uso sustentável do recurso natural em pet shops.

Cenário

Consideradas grandes consumidoras do recurso hídrico, as empresas do ramo de pet shop possuem programas e ações de otimização do uso da água na maioria dos processos que realizam.

Segundo o estudo, os empreendimentos que cuidam dos “pets” têm crescido exponencialmente nos últimos anos, principalmente pelo aumento de lares com algum animal de estimação.

Em 2013, existiam cerca de 132,4 milhões de animais de estimação nos lares brasileiros, conforme dados obtidos pelo IBGE. Para 2016, segundo uma pesquisa feita pela Faculdade de Medicina Veterinária de São Paulo, 65 milhões de domicílios brasileiros possuíam ao menos um gato ou cachorro.

Já em um estudo do Instituto Pet Brasil baseado nos dados do IBGE divulgados em 2018, foram contabilizados no Brasil 54,2 milhões de cães e 23,9 milhões de gatos, com uma estimativa total de 139,3 milhões de animais de estimação incluindo aves, peixes, répteis e pequenos mamíferos.

Análise

Com base neste estudo de caso, os idealizadores do trabalho determinaram o uso da água distribuído nos setores de banho e tosa, limpeza e do consumo ligado à higiene pessoal dos funcionários.

Os dados foram obtidos em uma empresa do ramo localizada em Piracicaba – SP, coletados diariamente durante um ano. A partir de observações do gasto médio mensal (m3) e o número de animais atendidos por dia, foi calculado um Indicador de Consumo da Água do Pet Shop (ICAPS) (L/animal dia) com o intuito de relacionar o volume de água faturado com o número de animais atendidos.

Plano de ação

Com base nos resultados obtidos, foram formuladas estratégias para diminuir as perdas de água e fazer uso eficiente do recurso hídrico no empreendimento analisado. Nelas constam as seguintes medidas:

  • treinamento de conscientização da equipe;
  • diminuição do fluxo das saídas de água como bicos das torneiras nas áreas para higienização dos animais;
  • instalação de redutores de vazão;
  • temporizadores e controladores de pressão em torneiras e pias dos sanitários e refeitórios de colaboradores e clientes;
  • total aproveitamento de outras fontes hídricas, como reuso da água e captação da água da chuva para utilizar na limpeza do local ou em outras atividades.

1ª Mostra Acadêmica

Com o tema “Gestão em Movimento”, a Mostra Acadêmica ocorreu de 7 a 11 de outubro, na sede do Pecege, em Piracicaba/SP.

A graduação oferecida pela Faculdade Pecege busca formar profissionais competentes e atualizados. Com programa de ensino descomplicado, rápido e aplicável, capacita para compreensão dos processos que ocorrem dentro de uma empresa e no desenvolvimento do empreendedorismo.

O curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais proporciona a formação de multiespecialistas. Isso quer dizer que o profissional estará apto a atuar em diversas áreas de uma empresa como logística, recursos humanos, finanças, marketing, entre outras.

09 de Dezembro
19hs
Venture Building e as Startups e lançamento do "PECEGE Go Academy"
Palestrante - Joaquim Henrique da Cunha Filho
10 de Dezembro
19hs
Empreendedorismo como opção de carreira
Palestrante - Anderson Santos
11 de Dezembro
19hs
7 competências para acessar mercado
Palestrante - Eduardo Soriano