Blog

7 dicas práticas de como ser um profissional de sucesso

Ser um profissional de sucesso é a meta de muitos após o fim da a graduação ou de algum outro curso. É comum imaginar que o diploma vai garantir a felicidade de um bom emprego, um salário satisfatório e contentamento pessoal.

No entanto, é preciso ter cuidado ao pensar nesse tipo de coisa para não se iludir. Ser um profissional de sucesso está além do que uma graduação pode proporcionar e é muito mais sobre o que você faz com o conhecimento obtido durante o curso.

A equipe da Faculdade Pecege separou sete dicas práticas para você dar um upgrade na carreira e ser um profissional de sucesso, confira!

O que é sucesso?

Primeiro de tudo, reflita, o que é sucesso? Antes de sair por aí tentando de todo jeito ser “bem-sucedido”, é preciso entender o que é isso para você e qual o seu propósito na vida. Para muitos, pode ser um salário alto. Outros, porém, querem ser felizes na profissão.

Isso depende do seu objetivo e, inclusive, da profissão que você escolheu. Pare e pense. Nessa hora, vale elencar o que te motiva, o que te faz feliz, se você tem um sonho de trabalhar em determinada empresa… Escreva de tudo nessa lista e, no fim, você vai saber o que é ser um profissional de sucesso.

Organização é tudo

Agora que você já sabe, comece a se organizar. Se você já está feliz na empresa que trabalha, se dedique para ser reconhecido pelo seu trabalho. Seja pontual, mostre que você gosta do que faz. Isso diz o interesse que você tem e internaliza o quão realizado você está por trabalhar ali.

Se você ainda não está no trabalho dos sonhos ou fazendo o que gosta, é a hora de se organizar para chegar lá um dia. Anote o que é preciso fazer para isso ou para ganhar o salário que tanto almeja. Com pequenos passos, você vai alcançar o objetivo de ser profissional de sucesso.

Abrace a causa

Esse item pode ser um dos mais difíceis de seguir, porque diz muito sobre seus princípios, seus ideais. Trabalhar em uma empresa que respeita a sua ideologia pessoal faz toda a diferença para sua felicidade. E, também, faz com que você abrace a causa para qual trabalha.

Um exemplo: se você é vegetariano, não vai conseguir abraçar a causa de um açougue. Então a dica é trabalhar em um local que esteja de acordo com o que você pensa para que consiga se realizar e se dedicar ao trabalho com sinceridade, ser verdadeiro.

Seja o “diferentão”

Outra dica para você alcançar o seu propósito profissional é ser diferente. Tente “pensar fora da caixa” sempre. Mostrar o ponto de vista que ainda não foi explorado, jogar ideias que ninguém ainda falou naquele brainstorm, enfim, ver de outro ângulo.

Talvez você esteja se perguntando “ora, mas no que isso vai ajudar?” Bom, quanto mais você estimula seu cérebro a pensar diferente, a cortar a maré, mais a criatividade vai ser impulsionada. E mostrar que você tem um ponto de vista diferente vai fazer com que você seja procurado para tentar ver “o outro lado” de uma ideia.

Atualize-se sempre

Ah, pronto! Lá vem mais um texto pedindo para fazer um curso. Certo, poderia ser isso, mas não é exatamente. Atualização também tem a ver com o estímulo à criatividade – e isso pode ser feito com a ampliação do repertório cultural, por exemplo.

Atualizar-se é, ainda, a autocrítica, o networking, o pedido de um feedback para seu gestor. Diz respeito a você entender onde está errando para corrigir. Isso pode, sim, ser relacionado a um curso, mas nem sempre. O importante é se manter sempre ativo para não “ficar para trás”.

Sem picuinha

Essa é básica: sem fofocas nos corredores da “firma”. É extremamente importante separar o pessoal do profissional. Não importa se você ouviu dizer que a Mariazinha do RH está namorando com o Joãozinho do financeiro. Você não tem nada com isso, mesmo que seja verdade.

Não se intrometer na vida pessoal das outras pessoas e não fazer picuinha sobre elas vai te fazer ser bem visto pelos colegas. E fazer o contrário disso vai te transformar no fofoqueiro da empresa, talvez faça com que as pessoas não te queiram por perto e – em casos extremos – talvez você até perca seu emprego.

Humildade em 1º lugar

Agora é a hora “autoajuda” do texto: calma, o sucesso não vem de um dia para o outro. Antes de chegar “lá”, é preciso muito esforço. Seja proativo, mostre que você está interessado em aprender, em fazer aquilo – principalmente se essa vontade for verdadeira.

Não deixe que seu conhecimento mande em você, não seja aquele que esnoba por saber de alguma coisa. Isso vai ser só mais um obstáculo na sua busca. E, por último, não desista, o sucesso vai chegar aos poucos.

Se interessou? Leia também: