Blog

5 competências para desenvolver no início da carreira

No início da carreira, umas das preocupações que rondam as primeiras oportunidades é ter conhecimento técnico suficiente para trabalhar. Quando jovens, ainda estamos nos preparando para o sucesso, que envolve assumir desafios de autodesenvolvimento.

Nesse momento, nada melhor do que aprender e melhorar algumas competências. Mas importante ainda é saber quais são as mais requisitadas nos primeiros anos de um profissional. Para ajudar, listamos sete competências que são significativas para se desenvolver no início da carreira.

Comunicação

Uma boa comunicação verbal e escrita passa uma mensagem clara na interação com colegas e clientes. Essa habilidade aparece no profissional de várias formas: ao se expressar uma ideia, responder questionamentos ou mostra soluções, por exemplo.

Mas para ser comunicativo, não é preciso ser essencialmente extrovertido. Até os mais tímidos podem treinar a capacidade de falar em público e dominar a arte da comunicação. O que vale é o esforço para isso.

Relacionamento interpessoal

Para as organizações, a capacidade de ter boas relações é um quesito importante. Seja com colegas, chefes ou clientes, a competência pode ajudar a crescer na empresa ainda no início da carreira.

Portanto, é fundamental ter sensibilidade e empatia, permitindo um diálogo mais aberto e inspirando confiança nas pessoas. Outra questão do relacionamento é saber ouvir as necessidades e dúvidas do próximo, captando aprendizados delas.

Trabalho em equipe

Completamente ligado à capacidade de se relacionar, o trabalho em equipe é tão importante quanto aquele realizado sozinho. Em algum momento, todos nós precisamos de um certo tipo de ajuda, seja para pensar em uma solução, identificar um problema ou atingir metas.

Algumas pessoas que acreditam trabalhar melhor sozinhas podem e devem desenvolver essa competência. Para isso vale escutar mais a opinião de colegas, treinar a liderança, distribuição de tarefas e saber lidar com críticas.

Curiosidade

No início da carreira, estamos carregados com informações técnicas vindas da graduação. Isso não impede de forma alguma procurar saber mais coisas ou aprender competências diferentes da que são exigidas em uma vaga.

Ser curioso demonstra coragem para entender e se aprofundar em qualquer questão. Assim, é importante não ter medo de se envolver em termas ou pedir por mais informações quando não dominar um assunto. Outro ponto positivo de ser curioso é mostrar a proatividade, competência amplamente procurada pelas empresas.

Determinação

Na maioria das vezes, as dificuldades e barreiras no início da carreira podem abafar a nossa determinação. Mas é importante lembrar que somente com ela somos capazes de não desistir, mesmo em condições não tão favoráveis.

Vale lembrar que cada desafio nos faz crescer. Se causa medo, pode valer a pena. Então, algumas perguntas podem levar a encarar com mais determinação cada desafio. Quando a resposta parecer não ser o caminho mais fácil, é nela que se deve apostar.

Agora que você sabe sobre as competências profissionais, que tal dar uma olhada em algumas coisas que precisa saber antes de escolher sua profissão?