O que faz uma empresa ter sucesso? A resposta para essa pergunta é plural, pois muitos processos podem ser imprescindíveis para o crescimento de uma organização. Um deles é gerir a equipe de forma eficaz e humanizada.

A gestão de pessoas é o processo que vai muito além do setor de recursos humanos. Não é apenas a contratação de funcionários, está em todos os segmentos dentro de uma empresa. Tem muito a ver com lidar com os colaboradores de forma humanizada e com respeito às diferenças pessoais de cada um.

Aplicar a gestão de pessoas pode parecer fácil, mas requer estudo e muito mais do que intuição, principalmente quando se trata de grandes empresas. Confira os 5 pilares da gestão de pessoas que blog da Faculdade Pecege listou.

Motivação

Gerir pessoas, antes de tudo, tem muito a ver com motivá-las a buscar o crescimento pessoal. Se o funcionário se sente incentivado, o rendimento dele tende a ser alto.

Motivar também é fazer com que os colaboradores se sintam pertencentes e engajados no objetivo da empresa. É importante deixar muito claro a eles a possibilidade de crescimento e de ganhos futuros.

Comunicação

Um diálogo eficiente é a chave para resolução de muitos dos conflitos dentro de uma empresa. Alguns, inclusive, nem aconteceriam se a comunicação fosse efetiva. Independente de hierarquia de funcionários, é preciso que todos os colaboradores tenham em mente que podem aprender algo todos os dias.

Esse item da lista também é essencial para fazer com que todos os setores estejam engajados no que acontece na empresa e saibam dos problemas gerais para buscar a resolução.

Trabalho em equipe

Parece óbvio, mas um dos pilares da gestão de pessoas é o trabalho em equipe. Todos os gestores devem incentivar suas equipes a trabalharem em conjunto em busca de soluções para antigos problemas e novas ideias para a organização.

Não somente com os membros de uma mesma equipe, mas o trabalho em conjunto deve ser feito entre todos os setores, afinal o objetivo deve ser sempre o mesmo.

Conhecimento e competência

É importante buscar profissionais com alto nível de conhecimento e de competência para formar uma equipe com um bom rendimento. É preciso colocar esses funcionários em cargos nos quais eles tenham bom desempenho, valorizando seus pontos fortes.

Profissionais qualificados e que estão dispostos a crescer junto com a organização fazem a empresa ter resultados melhores.

Treinamento

Além de profissionais qualificados, é importante também buscar pessoas que estão dispostas a aprender cada dia mais. Esse aprendizado vem por meio de treinamentos e cursos de atualização.

Uma empresa que não incentiva os funcionários a aprender fica para trás, principalmente em uma época em que as informações mudam rapidamente. O incentivo à leitura, participação em eventos, palestras e cursos são essenciais.

Se interessou pelo assunto? Veja também como é feita a gestão de pessoas em pequenas e grandes empresas.

Mais recentes

Imagem blog

Digitalização de empresas: o presente e o futuro da economia de mercado

Diante da evolução tecnológica, existe uma tendência de digitalização de empresas. É possível perceber esse movimento...
Imagem blog

Desenvolvedor Full Stack: o profissional multitarefa

Empresas buscam cada vez mais por profissionais que tenham habilidades em diversas áreas para uma atuação multidisciplinar...
Imagem blog

Confira as Soft Skills valorizadas nas carreiras em tecnologia

Soft Skills é o termo que se popularizou entre recrutadores e profissionais para identificar habilidades que desenvolvemos a...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3366

Segunda a sexta-feira, das 8h às 23h

infosfaculdade@pecege.com