Blog

Conheça os 5 pilares da gestão de pessoas
O que faz uma empresa ter sucesso? A resposta para essa pergunta é plural, pois muitos processos podem ser imprescindíveis para o crescimento de uma organização. Um deles é gerir a equipe de forma eficaz e humanizada.

A gestão de pessoas é o processo que vai muito além do setor de recursos humanos. Não é apenas a contratação de funcionários, está em todos os segmentos dentro de uma empresa. Tem muito a ver com lidar com os colaboradores de forma humanizada e com respeito às diferenças pessoais de cada um.

Aplicar a gestão de pessoas pode parecer fácil, mas requer estudo e muito mais do que intuição, principalmente quando se trata de grandes empresas. Confira os 5 pilares da gestão de pessoas que blog da Faculdade Pecege listou.

Motivação

Gerir pessoas, antes de tudo, tem muito a ver com motivá-las a buscar o crescimento pessoal. Se o funcionário se sente incentivado, o rendimento dele tende a ser alto.

Motivar também é fazer com que os colaboradores se sintam pertencentes e engajados no objetivo da empresa. É importante deixar muito claro a eles a possibilidade de crescimento e de ganhos futuros.

Comunicação

Um diálogo eficiente é a chave para resolução de muitos dos conflitos dentro de uma empresa. Alguns, inclusive, nem aconteceriam se a comunicação fosse efetiva. Independente de hierarquia de funcionários, é preciso que todos os colaboradores tenham em mente que podem aprender algo todos os dias.

Esse item da lista também é essencial para fazer com que todos os setores estejam engajados no que acontece na empresa e saibam dos problemas gerais para buscar a resolução.

Trabalho em equipe

Parece óbvio, mas um dos pilares da gestão de pessoas é o trabalho em equipe. Todos os gestores devem incentivar suas equipes a trabalharem em conjunto em busca de soluções para antigos problemas e novas ideias para a organização.

Não somente com os membros de uma mesma equipe, mas o trabalho em conjunto deve ser feito entre todos os setores, afinal o objetivo deve ser sempre o mesmo.

Conhecimento e competência

É importante buscar profissionais com alto nível de conhecimento e de competência para formar uma equipe com um bom rendimento. É preciso colocar esses funcionários em cargos nos quais eles tenham bom desempenho, valorizando seus pontos fortes.

Profissionais qualificados e que estão dispostos a crescer junto com a organização fazem a empresa ter resultados melhores.

Treinamento

Além de profissionais qualificados, é importante também buscar pessoas que estão dispostas a aprender cada dia mais. Esse aprendizado vem por meio de treinamentos e cursos de atualização.

Uma empresa que não incentiva os funcionários a aprender fica para trás, principalmente em uma época em que as informações mudam rapidamente. O incentivo à leitura, participação em eventos, palestras e cursos são essenciais.

Se interessou pelo assunto? Veja também como é feita a gestão de pessoas em pequenas e grandes empresas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *