Blog

Teste vocacional: saiba o que é e por que fazer

Existem muitas dúvidas dos recém-formados no ensino médio quanto à profissão que querem seguir. Fazer um teste vocacional é uma das técnicas que podem auxiliar no processo de decidir o que fazer. Mas você sabe o que é, de fato, esse teste?

Decidir a carreira é difícil. A maioria das pessoas leva essa escolha como algo que vai determinar o restante da vida e, talvez por isso, têm muitas dificuldades em saber em qual área se daria bem ou seria mais feliz trabalhando. Nesse cenário, surge a orientação vocacional.

Ela tem como intuito avaliar a compatibilidade da pessoa com as áreas, identificar habilidades e em que elas são úteis. O teste vocacional é um dos processos dentro dessa orientação e aponta possíveis carreiras que “encaixam” no perfil do orientado.

Isso não quer dizer que você sairá com uma profissão definida após cinco minutos de teste online. Ele pode apontar uma direção, ser algo que vai tirar a dúvida entre duas áreas muito distintas ou mostrar em qual área do conhecimento você se daria melhor, mas no fim a decisão é somente sua.

Como é feito

Como já mencionado, existe a possibilidade de fazer um teste vocacional online. São vários modelos em sites diversos. Nesse caso o ideal é buscar algum site de confiança. No geral, as plataformas online são programadas para combinar o que você marcou nas alternativas e gerar um resultado.

Um exemplo hipotético: se uma pessoa marcar mais alternativas “a”, ela vai para a área de humanas com foco em comunicação. Se marcar mais “e”, o resultado é biológicas. Se combinar “c” com “d”, ela segue para engenharia. É toda uma programação complicada que no fim ajuda muito, mas ainda não é o ideal, já que a definição é com base no que você seleciona, sem brechas para explicação. Em resumo, é uma análise mais “fria”.

“Tá, e como devo fazer então?”, talvez você esteja se perguntando. Bom, se houver a possibilidade, procure um psicólogo especialista em carreira. Durante a orientação vocacional, ele vai te conhecer, saber seus anseios, expectativas, entender um pouco da sua personalidade, sua maturidade e quais os seus propósitos de vida.

Isso, além de combinar com suas habilidades e gostos, vai trazer um resultado mais crível no final do teste. E, é claro, também é preciso buscar um profissional com credibilidade no mercado. Procure recomendações com colegas, familiares e até na internet.

Por que fazer um teste vocacional?

Mesmo que você já saiba o que quer seguir como profissão, o teste vocacional pode trazer mais segurança e reiterar essa decisão. A maioria das pessoas vai tirar algum benefício da avaliação, então por que não fazer? Separamos mais alguns motivos, confira!

  • Mostra um caminho: para os que estão perdidos, a orientação vocacional aponta uma direção possível de ser seguida.
  • Redução da ansiedade: justamente por apresentar um direcionamento, a tendência é reduzir a ansiedade em relação à incerteza;
  • Nova perspectivado futuro: para muitos o teste é o primeiro contato com uma possível profissão, então traz uma nova perspectiva para o futuro;
  • Conhecimento sobre mercado de trabalho: você vai entender mais sobre as possíveis carreiras que combinam com seu perfil;
  • Autoconhecimento: em especial quando a orientação é pessoalmente, você acaba se conhecendo melhor porque vai precisar falar sobre si próprio;
  • Inteligência emocional: o contato com a psicologia pode trazer muitos benefícios, em especial o despertar para a inteligência emocional. Depois do teste você poderá trabalhar mais esse aspecto de várias formas;
  • Planejamento: quando você descobre o que quer fazer, começa a se planejar para tornar aquilo realidade;

Você já fez um teste vocacional? Comente o resultado!

Leia também O que você deve saber antes de escolher uma profissão?