Blog

Metodologias que auxiliam a gestão de empresas

A gestão de empresas é uma atividade complexa e exige muito dos profissionais envolvidos em qualquer um dos processos. Existem várias técnicas e metodologias que auxiliam os gestores a monitorar, planejar e destravar os processos da organização.

Existem três técnicas que são utilizadas para criar planos de ação, metas de longo prazo e de gestão de qualidade dos produtos e do trabalho realizado na empresa. Você já ouviu falar das metodologias 5W2H, BSC ou 5S? Por mais que os nomes pareçam complicados, a aplicação vem para simplificar e organizar de forma analítica os processos da gestão de empresas.

Sabe o que é PDCA? Leia aqui o que é e para que serve.

Conheça abaixo as três metodologias que podem ajudar muito a gestão de empresas.

5W2H

Um dos métodos para simplificar os processos dentro de uma empresa é o 5W2H. Apesar do nome um tanto quanto diferente, a técnica é bastante simples. Na verdade, esse título é uma sigla em inglês que, resumidamente, diz os passos que você deve seguir em um projeto.

São sete itens para colocar em uma lista e responder antes de começar a criar um plano de ação. Confira:

5W:

  • What (o que será feito?)
  • Why (por que será feito?)
  • Where (onde será feito?)
  • When (quando será feito?)
  • Who (por quem será feito?)

2H:

  • How (como será feito?)
  • How much (quanto vai custar?)

Depois de respondidas as perguntas, provavelmente a ideia estará muito mais clara, simplificando sua execução e aplicação – ou, ainda, a criação de um plano de ação eficaz. A partir daí, basta executar a estratégia seguindo tudo que foi definido anteriormente.

5S

O 5S é uma metodologia que pode ser utilizada até depois do plano de ação ser executado. É mais uma forma de gestão da qualidade dos processos e produtos, mas pode ser aplicado em diversas áreas dentro de uma empresa – inclusive na organização e limpeza das salas.

Desenvolvido no Japão, o 5S traz cinco palavras no idioma local:

  • Seiri – Senso de utilização
  • Seiton – Senso de organização
  • Seiso – Senso de limpeza
  • Seiketsu – Senso de padronização
  • Shitsuke – Senso de disciplina

Para implementar essa metodologia, a dica é avaliar periodicamente cada S e dar notas ou categorizar em um gráfico. Com o tempo, é possível analisar a melhora no contexto geral e – caso não haja uma evolução positiva – identificar quais são os problemas para resolvê-los.

Além de melhorar a qualidade, o 5S também promove um aumento de produtividade, já que o processo vai ser otimizado, melhorando o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos envolvidos.

BSC

O Balanced Scorecard, ou BSC, é uma metodologia utilizada para planejamento estratégico. Resumidamente, significa definir de forma muito clara as metas e estratégias da empresa e, assim, ter indicadores de desempenho.

São quatro itens que facilitam o processo de colocar em prática os planos de ação. É preciso definir o que cabe em cada uma das perspectivas e, com o tempo, conferir e ajustar o que for necessário. Veja:

  • Perspectiva financeira: quais objetivos financeiros a empresa deve atingir?
  • Perspectiva do mercado: para chegar aos objetivos financeiros, o que devemos fazer pelos nossos clientes?
  • Perspectiva de processos internos: quais processos precisam ser aprimorados para chegar à excelência?
  • Perspectiva de aprendizado: como podemos inovar e aprender para chegar aos objetivos?

Se esses quatro itens estiverem devidamente equilibrados, basta implementar em um curto prazo para conseguir enxergar os resultados a longo prazo.

Para que servem?

As três técnicas citadas são importantes ferramentas que podem destravar processos e melhorar a qualidade dos seus produtos. É preciso ter em mente que nem tudo vai encaixar para sua empresa, cada organização tem seu perfil e, muitas vezes, alguns processos podem mais atrapalhar que ajudar.

No entanto, é preciso ter em mente que elaborar um plano de ação, ter objetivos a longo prazo e ter algum processo de gestão de qualidade são itens essenciais para a gestão de empresas, independentemente de qual forma for.

Se interessou pelo assunto? Que tal conhecer quais são as características de um bom gestor?