Em outubro, iluminações em praças, avenidas e pontes pintam as ruas de rosa com o propósito de chamar atenção para uma causa – o outubro rosa. A cor remete à luta contra o câncer de mama, que tem maior incidência em mulheres, e compõe a campanha de conscientização e prevenção, uma vez que o diagnóstico precoce salva vidas.

O medo e a desinformação são inimigos do tratamento da doença. Eles podem atrasar o diagnóstico e contribuir com a incidência de casos mais complicados de câncer. De acordo com cartilha divulgada pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), por meio do Ministério da Saúde, um a cada três casos da doença pode ser curado se for descoberto logo no início.

Portanto, a cartilha defende a necessidade de desfazer crenças sobre o câncer para que deixe de ser visto como uma “sentença de morte” ou um “mal inevitável e incurável”. A doença pode ser prevenida e tratada.

Desta forma, a campanha de conscientização sobre a doença é uma das formas de desmistificar o câncer de mama, e a Faculdade Pecege participa deste movimento. Confira abaixo o vídeo de apoio à campanha divulgado nas nossas plataformas online:

Leia mais: Comece a praticar o autocuidado e torne isso parte da sua rotina

Sinais e sintomas

A realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico são aliados quando se trata da prevenção ao câncer. O autoexame também pode ajudar a identificar tumores, mas não deve substituir exames médicos para rastreamento da doença.

“Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure o Posto de Saúde”, informa o Inca.

O instituto também aponta alguns sinais do câncer de mama, que podem ser identificados pela própria mulher. Confira os sintomas:

• Caroço (nódulo) fixo, endurecido e geralmente indolor (principal manifestação da doença);

• Alterações no mamilo;

• Saída espontânea de líquido de um dos mamilos;

• Pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas;

• Pele da mama vermelha ou parecida com casca de laranja.

Se perceber algum desses sintomas, é recomendável a ida ao médico. Se houver diagnóstico da doença, é importante saber que quanto antes detectada, melhor, uma vez que o tratamento no início da doença minimiza seus riscos e contribui com a redução da mortalidade.

Diagnóstico e prevenção

O câncer de mama resulta da multiplicação de células anormais, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos, de acordo com o Inca. A doença tem vários tipos, que podem se desenvolver rapidamente ou não, mas a maioria responde bem ao tratamento, principalmente quando é tratada no início.

Por isso, qualquer sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado. De acordo com o Instituto Oncoguia, a investigação pode incluir exames de imagem, como a mamografia, o ultrassom ou a ressonância magnética, além do exame clínico das mamas.

A prática regular de atividades físicas e a alimentação saudável também podem ajudar na prevenção do câncer de mama. Além disso, é importante estar com os exames de rastreamento em dia. As mulheres de 50 a 69 anos devem ter atenção especial aos exames de rotina, recomenda-se que tenham acesso à mamografia a cada dois anos, conforme informações do Inca.

Ao seguir estas recomendações, as chances de desenvolver o câncer de mama ou ter complicações da doença diminuem. Como vimos, o tratamento terá melhor desempenho quanto antes houver o diagnóstico da doença.

Para contribuir com a conscientização sobre a doença e sua prevenção, a Faculdade Pecege promove ação de apoio ao outubro rosa. Neste mês, a Faculdade veste a camisa rosa em campanha a favor da vida.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Mais recentes

Imagem blog

A importância da campanha Novembro Azul para a saúde masculina

Novembro sucede o mês de outubro rosa com mais uma campanha de prevenção ao câncer. Novembro azul é uma iniciativa que r...
Imagem blog

Formatura da 5ª turma da Faculdade Pecege: veja como foi!

Chegou mais um momento de orgulho para todos nós, e um dos nossos favoritos! A formatura da 5ª turma da Faculdade Pecege fo...
Imagem blog

Digitalização de negócios: um meio para a expansão de vendas

A Internet trouxe transformações em diversos setores da sociedade, inclusive na economia. Nos últimos anos, empresas encon...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3366

Segunda a sexta-feira, das 8h às 23h

faculdade@pecege.com