Empresas buscam cada vez mais por profissionais que tenham habilidades em diversas áreas para uma atuação multidisciplinar. Essa aptidão é muito valorizada nas carreiras em Tecnologia da Informação, que têm uma grande demanda por profissionais qualificados. Nesta área, o Desenvolvedor Full Stack é muito valorizado, por atuar em Front-end e Back-end.

Você sabe o que cada uma desses termos das carreiras em tecnologia significam? Nesse artigo você confere o que é um desenvolvedor Full Stack, quais são suas responsabilidades e porque esse profissional é tão valorizado no mercado de trabalho.

Leia mais: Bate-papo: Saiba mais sobre a área de tecnologia no mercado de trabalho

O que é Full Stack

O termo “Full Stack” significa pilha carregada em inglês, o que corresponde a uma pessoa repleta de habilidades. Esse conceito é usado em TI para denominar um profissional multitarefa, que oferece um suporte completo. Esse colaborador tem habilidades para trabalhar em várias frentes na área e conhece diferentes linguagens de programação.

Frequentemente, este termo é utilizado para designar profissionais que atuam em diferentes frentes da área de desenvolvimento, como Front-end e Back-end. Confira a diferença entre as duas:

  • Front-end: é a área de um site ou aplicativo com a qual o usuário tem contato direto.  Quem trabalha como Front-end em desenvolvimento de sistemas, cria a parte visual do site por meio de códigos e é responsável por desenvolver a interface gráfica, que permite a interação do usuário com os dispositivos digitais e proporcionar uma boa experiência às pessoas que utilizam.
  • Back-end: é o profissional que atua nos bastidores, na “parte de trás” da interface. Ele desenvolve, também por meio de códigos, a parte estrutural do sistema, que é responsável pela organização e armazenamento de informações de usuários adicionadas ao site.

Leia mais: Digitalização de negócios: um meio para a expansão de vendas

Atribuições do Desenvolvedor Full Stack

As empresas que buscam este desenvolvedor esperam que tenha habilidades em diversas frentes, o que não é sempre possível. Entretanto, os salários para estes cargos são geralmente maiores dos que os de Front-end e Back-end uma vez que, idealmente, o Full Stack tem o  conhecimento necessário para  as duas áreas da programação.

Saiba quais são algumas das responsabilidades deste profissional:

  • Arquitetar a interface e estrutura de sistemas
  • Desenvolver o “Front-end” de aplicativos e sites com designs atrativos
  • Criar e gerenciar bancos de dados de sites e aplicativos
  • Testar, diagnosticar, depurar e atualizar softwares
  • Criar definições de segurança e proteção de dados

Além disso, alguns dos requisitos para ocupar esta função são:

  • Experiência no desenvolvimento de aplicativos
  • Conhecimento de diversas linguagens de programação Front-end (HTML/CSS, JavaScript, XML, jQuery e outras)
  • Conhecimento de diversas linguagens de programação Back-end (C#, Java, Python e outras)
  • Conhecimento de bancos de dados, servidores web e design de UI (User Interface) e UX (User Experience).

Leia mais: 3 dicas para você começar os estudos novamente com a Faculdade Pecege!

Demanda por Desenvolvedores Full Stack

A grande procura por estes profissionais se explica pelo suporte completo que oferecem. . A demanda é ampla em diversas áreas, principalmente no ramo de Tecnologia da Informação.

Entretanto, muitos profissionais da área questionam se a figura do desenvolvedor Full Stack realmente existe, devido à lista de inúmeros conhecimentos que deve ter para ocupar o  cargo.

Agora que você já sabe o que é um Desenvolvedor Full Stack, acompanhe outros conteúdos sobre o tema com a Faculdade Pecege, que realizou um bate papo sobre o presente e o futuro da carreira em tecnologia. Inscreva-se para se atualizar sobre o mercado de trabalho dessa área!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Mais recentes

Imagem blog

A importância dos estágios e oportunidades de colocação na faculdade

Quando os estudantes ingressam no ensino superior, uma das primeiras coisas que geralmente vêm à mente é a carreira que ir...
Imagem blog

Digitalização: possibilidades profissionais do mundo conectado

A digitalização mudou os paradigmas do trabalho na sociedade contemporânea, ampliando as possibilidades p...
Imagem blog

O mundo digital e a importância de uma formação sólida

Vivemos na era da informação, onde a tecnologia avança a passos largos e transforma o modo como nos comunicamos, trabalham...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3337

Segunda a sexta-feira, das 8h às 23h

infosfaculdade@pecege.com