Diante da evolução tecnológica, existe uma tendência de digitalização de empresas. É possível perceber esse movimento com a expansão de startups no mercado de trabalho.

À princípio, uma startup é uma empresa em estágio inicial que explora novas formas de negócio, trazendo inovação para o mercado. Como inovação e tecnologia estão profundamente relacionadas, é comum que essas organizações façam parte do mundo das “techs”. 

Algumas dessas organizações se destacam no quesito progressista, revolucionando seus segmentos de atuação e influenciando outros. Elas crescem rapidamente e despontam no mercado ao oferecer novas experiências aos consumidores, alcançando proporções globais.

Saiba mais sobre a aplicação da tecnologia em ambientes corporativos e como ela pode trazer soluções inovadoras com os exemplos das Bigtechs e Edtechs. Confira!

Leia mais: Digitalização de negócios: um meio para a expansão de vendas

Esses dois modelos corporativos estão inseridos no contexto da indústria 4.0. Nele, o modo de produzir bens e serviços deixa de depender de instalações físicas e equipamentos, podendo ser operacionalizado a partir de computação em nuvem e tecnologias virtuais.

Assim como as empresas tradicionais, as do tipo “tech” estão no mercado para oferecer algum tipo de produto ou serviço, sendo também orientadas para o lucro. O diferencial está nesse caráter disruptivo proporcionado pelo viés tecnológico, que permite sua atuação em praticamente todos os setores da indústria, comércio e serviços, sem a necessidade de infraestruturas físicas.

Há casos em que elas chegam a redefinir todo o mercado, reinventando hábitos de consumo, como é o caso das:

Big Techs

Se antes da Transformação Digital  as empresas ambicionavam expandir sua atuação no mercado global tornando-se multinacionais, hoje elas podem almejar o status das big techs.

As big techs são exemplos de empresas de sucesso que impulsionaram o desenvolvimento de diversos setores do mercado com soluções inovadoras. Elas também reinventam o dia a dia dos consumidores com plataformas e serviços automatizados extremamente úteis.

‘Big tech’ é um termo empregado para classificar companhias de base tecnológica, com foco em inovação, que iniciaram sua atuação no mercado como startups e cresceram em proporções globais, dominando seus respectivos segmentos, influenciando outros e tornando seus serviços universalmente aplicáveis.

Também conhecido como “Big Five”, o seleto grupo que reúne as cinco maiores empresas de tecnologia do mundo, é composto por Google, Facebook/Meta, Microsoft, Amazon e Apple. E opera a partir do Vale do Silício, região da Califórnia que concentra as principais empresas tecnológicas do mundo.

As soluções oferecidas por elas se tornam parte do dia a dia de bilhões de pessoas, transformando a realidade do mercado. São serviços e produtos que têm a inovação como premissa e estão em constante atualização. Elas movimentam todos os setores da economia e suas soluções auxiliam e viabilizam diversos serviços, como financeiros, acadêmicos e empresariais. Desse modo, são direcionadas para todos os tipos de mercado, tanto para o uso pessoal quanto profissional.

Elas revolucionam as formas de se comunicar, fazer compras e vendas e ter acesso a plataformas e serviços. Tudo com ampla utilização da tecnologia para desenvolver soluções rápidas, inteligentes e intuitivas.

A capacidade de se manterem relevantes diante das necessidades é o que determina o destino das big techs: tornar-se obsoleta ou continuar crescendo e ganhando valor de mercado são as únicas opções.

Foi o que fizeram duas dessas gigantes: Google e Apple passaram a ofertar plataformas e ferramentas virtuais de educação que foram cruciais durante o período de restrições sanitárias impostas pela pandemia. E diversas organizações seguiram o exemplo, se reinventando ou aproveitando a oportunidade de se lançar no mercado com serviços e soluções educacionais. Assim surgiram as startups do setor educacional:

Edtechs

Desde a pandemia o foco da transformação digital na educação voltou-se para as necessidades de alunos e professores em suas casas, de modo que a eficiência operacional liderou a lista de prioridades, criando espaço para diversas inovações no setor e para o surgimento das chamadas Edtechs.

Leia mais: Técnico ou tecnólogo: por que fazer um curso superior de tecnologia

O que são as Edtechs?

As edtechs são startups que desenvolvem soluções tecnológicas para o mercado de educação com o objetivo de inovar (e melhorar) as práticas de ensino e aprendizagem por meio do e-learning.

A palavra é uma junção de education (educação) e technology (tecnologia).

São empresas da chamada “economia criativa”, que oferecem plataformas LMS (Learning Management System ou Sistema de Gestão de Aprendizagem), com soluções de ensino que contam com recursos de gamificação, bibliotecas digitais, aplicativos de microlearning, simuladores, entre outros.

Elas sugiram da necessidade de reinventar o mercado educacional em todos os níveis e, dessa forma, vêm revolucionando o modo de ensinar e aprender em cursos, escolas, universidades e empresas, tendo como base a eficiência e flexibilidade que a tecnologia proporciona.

Através dela, é possível promover uma aprendizagem mais dinâmica, além disso, as Edtechs também trabalham com sistemas de gestão pedagógica e softwares pensados para o controle financeiro e administrativo de instituições.

Esse novo modelo educacional tem se mostrado eficiente, uma vez que através dele os alunos constroem conhecimentos fundamentais e adquirem habilidades necessárias para o uso de outras tecnologias no futuro.

A diversidade de termos relacionados à evolução tecnológica é apenas um dos sinais das tantas transformações que ela vem trazendo à vida das pessoas, como a digitalização de empresas. Seu uso talvez chegue às nossas vidas de forma mais natural, mas a consciência de sua origem e funcionamento nos coloca em um outro lugar nesta história.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Mais recentes

Imagem blog

A importância dos estágios e oportunidades de colocação na faculdade

Quando os estudantes ingressam no ensino superior, uma das primeiras coisas que geralmente vêm à mente é a carreira que ir...
Imagem blog

Digitalização: possibilidades profissionais do mundo conectado

A digitalização mudou os paradigmas do trabalho na sociedade contemporânea, ampliando as possibilidades p...
Imagem blog

O mundo digital e a importância de uma formação sólida

Vivemos na era da informação, onde a tecnologia avança a passos largos e transforma o modo como nos comunicamos, trabalham...

Dúvidas?

Atendimento Acadêmico

+55 (19) 2660-3337

Segunda a sexta-feira, das 8h às 23h

infosfaculdade@pecege.com